Gaudium news > Bento XVI recebeu membros do Pontifício Seminário Francês em audiência

Bento XVI recebeu membros do Pontifício Seminário Francês em audiência

Cidade do Vaticano (Segunda, 08-06-2009, Gaudium Press) O Papa recebeu em audiência especial neste sábado, na Sala Clementina do palácio Apostólico do Vaticano, padres e frades da Congregação do Espírito Santo e prelados e membros do Pontifício Seminário Gallicum de Roma (Seminário Pontifício Francês). O encontro aconteceu por conta da mudança, após 156 anos, da liderança do Seminário. Por falta de meios suficientes para prosseguir o serviço, o Seminário, fundado e regido pela Congregação do Espírito Santo, passará à responsabilidade da Conferência Episcopal Francesa.

O Seminário foi criado pela Congregação do Espírito Santo, cujos membros são conhecidos como “espiritanos”, em 1853. Cerca de 4.800 estudantes – seminaristas e jovens sacerdotes – receberam ali sua formação. No momento atual, cerca de 60 bispos na França e no mundo estudam no Seminário Francês, que teve entre seus alunos também o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I.

Em seu discurso, Bento XVI recordou o trabalho realizado pela Congregação do Espírito Santo, fundada pelo padre Liberman, em todo o mundo e, particularmente, na África..

“A tarefa de formar os padres é uma missão delicada”, disse na ocasião Bento XVI. “O eterno paradoxo do sacerdote é que ele é portador em si mesmo de opostos: ele concilia, ao preço da vida, a fidelidade a Deus e ao homem”.

Ao final do encontro, desejou que “possam essas palavras que evocam tão bem a figura do Santo Cura D’Ars (padroeiro dos sacerdotes) soar como um apelo vocacional para os numerosos jovens cristãos franceses que desejam uma vida útil e fecunda para servir o amor de Deus”.

Por conta da ocasião, foi organizada no sábado grandes manifestações pelo Seminário. Durante a tarde, foi realizada uma conferência no centro cultural Santo-Louis da França, em Roma. Depois, às 18 horas, houve recepção na Embaixada da França. Ao final do dia, uma noite cultural no seminário Diaporama, sobre os 156 anos de história do Seminário, foi comandada pelos jovens seminaristas, encerrando o dia de homenagens ao instituto.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas