Gaudium news > Arcebispo de Lima condena violência que deixou dezenas de mortos na Amazônia peruana

Arcebispo de Lima condena violência que deixou dezenas de mortos na Amazônia peruana

Lima (Segunda, 08-06-2009, Gaudium Press) O arcebispo de Lima, cardeal João Cipriani, condenou neste domingo a violência que matou, segundo a imprensa peruana, cerca de 100 pessoas na semana passada em uma selva do país, durante um conflito entre nativos e policiais. A imprensa brasileira disse que o conflito deixou mais de 30 mortos.

“Em nome de Deus, condenamos com toda firmeza este espetáculo desumano vivido por nosso país (…) não podemos, neste país, nos acostumarmos que seja este o modo de resolver nossos problemas”, disse o purpurado em sua homilia na Santa Missa deste domingo, na catedral de Lima, na capital do Peru.

O cardeal lembrou que a cena protagonizada pela comunidade nativa de Bagua (a selva) e a Polícia Nacional do Peru não correspondem à Doutrina ensinada pela Igreja Católica.

Depois, o purpurado pediu que a paz seja posta em prática em toda a região, ‘com toda sua força’, para que saibamos conduzir racionalmente ‘e não exaltar a maldade e a mesquinhez’.

“Foram perdidos homens de família. Outros foram gravemente feridos”, lembrou o cardeal Cipriani ao implorar À Virgem Maria que conduza a região a um processo de paz.

O conflito começou quando os policiais tentaram desocupar a estrada Fernando Belaunde Terry, ocupada por membros da comunidade que faziam uma manifestação contra a anulação de decretos que protegiam as terras indígenas promovida pelo governo. Os manifestantes alegam que as medidas permitirão a exploração indiscriminada da Amazônia peruana.

Voz ativa

Durante seu programa local de rádio ‘Diálogo de Fé’, transmitido no sábado, o religioso já tinha pedido a paz na selva peruana e orações para ‘guiar os envolvidos a um processo de paz’.

‘Há uma cultura de violência que jamais pode ser garantida pela Igreja’, disse o cardeal na ocasião.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas