Gaudium news > Arquidiocese de Florianópolis (SC) promove "Encontro de Leigos"

Arquidiocese de Florianópolis (SC) promove "Encontro de Leigos"

São José (Terça-Feira, 13/08/2013, Gaudium Press) Neste Ano da Fé, em que se faz memória dos 50 anos do Concílio Ecumênico II e os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, a Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, convida todos os leigos que vivem sua vocação e missão para participar do Encontro Arquidiocesano de Leigos, que ocorrerá no dia 17 de agosto, na Paróquia Sagrados Corações, no bairro Barreiro, em São José.

O evento, que ocorrerá das 14h às 17h30min, terá como tema: “Vocação, identidade e missão dos leigos e leigas à luz do Concílio Ecumênico Vaticano II”. O assessor do encontro será Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Leigos. Ele também será o assessor do curso de formação dos presbíteros, que se realizará nos dias 20 e 32 deste mês.

A organização do evento pede aos participantes que informem com antecedência quantas pessoas participarão do seu grupo, pastoral, movimento, associação, serviço, organismo, colégio, paróquia, etc.
A Paróquia Sagrados Corações fica localizada na Rua Pedro Bunn, número 87, no bairro Barreiro, em São José. Mais informações pelo telefone (48) 3246-1249.

A missão dos leigos

Os leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade. Pelo batismo, receberam essa vocação que devem vivê-la intensamente a serviço do Reino de Deus.

Estamos nos mês vocacional, e neste mês recordamos e rezamos pelas diversas vocações: a sacerdotal, a diaconal, a religiosa e a leiga.

Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, Ministro da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando de conselhos pastorais e econômicos. No entanto, a missão mais importante dos leigos é no mundo, pois eles são chamados a realizar sua missão dentro das realidades nas quais se encontra no dia-a-dia.

Na família, no trabalho, na escola, no mundo da política e da cultura, nos movimentos populares e sindicais, nos meios de comunicação, é chamado a testemunhar, pela palavra e pela vida, a mensagem de Jesus Cristo. Nessas realidades, é chamado a desempenhar sua missão, necessária e insubstituível. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas