Gaudium news > Paróquias da diocese catarinense de Criciúma acolhem missões capuchinhas

Paróquias da diocese catarinense de Criciúma acolhem missões capuchinhas

Criciúma (Sexta-Feira, 09/08/2013, Gaudium Press) Desde o dia 8 de agosto até o dia 18, as paróquias São João Batista, em São João do Sul e São Sebastião, em Praia Grande, pertencentes à área pastoral da diocese de Criciúma, no extremo sul do Estado de Santa Catarina, estão acolhendo a visita de 29 freis da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) da Província do Rio Grande do Sul, que há muitos anos atendem as comunidades da região.

Os freis, que são ligados às áreas da formação, paroquial e comunicação, entre outros setores, coordenarão as atividades da Semana Missionária e da 2ª Jornada Vocacional, realizadas em 2012 nas cidades de Ibiraiaras e Flores da Cunha, ambas no Rio Grande do Sul. Os capuchinhos estão ficando de um a três dias em cada comunidade, promovendo as missões na semana dedicada à oração pela vocação para a vida em família.

De acordo com o coordenador do Serviço de Animação Vocacional, Frei Claudecir Fantini, cada comunidade promoverá cinco encontros: dois organizados pelas lideranças e os outros três, com a presença dos missionários. O tema do primeiro encontro será “Maria e as Vocações”. Já no segundo encontro, foi proposto para as comunidades a realização de uma Celebração Penitencial com Eucaristia.

“Vocação: dom de Deus para todos – chamados a servir” será o tema do terceito encontro, onde será meditada a vida cristã, as vocações específicas e o chamado à santidade. O quarto encontro, com a temática “Cultivar a Vida em Comunidade”, trará a reflexão sobre a comunidade de Jesus e dos apóstolos e um retrato das primeiras comunidades. Nesta ocasião, as comunidades realizarão ainda a Celebração da Luz, quando serão acessas as velas menores que simbolizam os 15 anos da diocese gaúcha.

No quinto e último encontro, que abordará o assunto “Vocação para a Família”, serão realizados momentos de oração e reflexão sobre a família no plano de Deus, as novas configurações e realidades da família na atualidade. Ao final do encontro haverá a bênção das famílias, sendo que cada uma deverá levar um símbolo que expresse sua realidade, para apresentar à comunidade.

O encerramento da visita e das atividades ocorrerão no dia 18 de agosto, em São João do Sul, às 9h30min, com uma missa solene, presidida pelo bispo de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach. Logo após, será realizada uma procissão pelas ruas da cidade até a Praça Matriz, onde será concluída a celebração, de forma campal. Ao meio-dia haverá um almoço de confraternização.

No turno da tarde, a partir das 13h, acontecerão algumas apresentações artísticas. Às 15h, haverá a entrega dos símbolos – o TAU Franciscano, a lamparina que recorda o Ano da Fé e a bandeira da Jornada Vocacional – à paróquia que acolherá a 3ª Jornada Vocacional, no ano de 2014: a Paróquia São Pedro, de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Para este momento, já estão confirmadas a participação de caravanas das paróquias gaúchas de Garibaldi, Pelotas, Canoas e Caxias do Sul, com cerca de 200 pessoas.

Frades Capuchinhos

Os Capuchinhos fazem parte da primeira Ordem dos Frades Menores. É uma reforma aprovada em 3 de julho de 1528, para viver o espírito original de são Francisco de Assis e seus primeiros companheiros.

Os frades Capuchinhos se identificam com o povo e com as causas eclesiais populares. Iniciaram sua presença e missão no Rio Grande do Sul no dia 18 de janeiro de 1896, em Garibaldi, provenientes da França. Os pioneiros atendiam as necessidades missionárias e apostólicas junto aos imigrantes através de missões populares e atividades paroquiais.

Em Santa Catarina, estão presentes desde a fundação das paróquias de Praia Grande, em 1951, e São João do Sul, em 1953 . Ao todo, constituem quase 50 fraternidades e casas de formação, espalhadas em 30 municípios gaúchos e catarinenses.

Frade capuchinho é aquele que vive a fraternidade e em fraternidade. Por isso, é o irmão que vive sem nada de próprio mas, reparte o saber, os dons, os bens, o afeto e o apoio em fraternidade. Menor significa ser ungido pelo Senhor para acolher e respeitar todas as criaturas. Realizar os serviços simples, humildes, com alegria e espírito de serviço, estando entre os que sofrem , entre os pobres e marginalizados;

Capuchinho é o nome popular devido ao capuz pequeno e longo em forma de cone que os frades trazem incorporado à túnica. O frade Capuchinho é vocacionado a ser um homem de oração e contemplação, é chamado a ser homem da Justiça, da Paz e da Integridade da Criação. O homem do amor à natureza, da ecologia, do respeito e diálogo, da promoção da vida.

O frade Capuchinho é chamado a ser missionário, a colocar-se à serviço da Igreja, das comunidades e do povo de Deus, sendo portador da Boa Nova do Reino pelo seu testemunho de vida, pelo seu serviço, pela sua presença e pela sua pregação. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas