Missionários Salesianos ajudam vítimas de enchentes na Guatemala
Alta Verapaz – Guatemala (Quinta-feira, 08-08-2013, Gaudium Press) A Missão Salesiana de uma paróquia localizada na aldeia de Q’eqchi, em Alta Verapaz, na Guatemala, participou das operações de socorro a população que habita as regiões montanhosas da paróquia “La Tinta”, que sofreu graves danos devido a uma forte inundação causada por chuvas.
O bispo da Diocese de Verapaz Cobán, Dom Rodolfo Valenzuela, convocou toda a diocese para ajudar as famílias afetadas pelos desastres ocasionados pelas inundações. Apoiados pela Procuradoria Missionária Salesiana de New Rochelle, os Salesianos foram os primeiros a chegar ao local e fornecer mantimentos aos moradores.
As famílias em estado de necessidade acolheram a ajuda com grande alegria. “Infelizmente, essas pessoas são esquecidas pelos meios de comunicação locais e internacionais, razão pela qual apenas a Igreja Católica cuida deles”, explicou Padre Vittorio Castagna, que viajou até Alta Verapaz em nome dos Salesianos.
Padre Vittorio explica que o sacerdote “geralmente representa um pai para eles”, e em muitos casos, “é o único que os ajuda quando há emergências.”
“A organização da Procuradoria Missionária de New Rochelle, representada pelo Padre Mark Hyde, ofereceu uma ajuda que beneficiou cerca de 50 famílias afetadas pelos deslizamentos de terra”, concluiu Padre Vittorio.
Os Salesianos que trabalham com os habitantes da aldeia de Q’eqchi, cujo povo de origem Maia, enfrentam regularmente situações de necessidade e problemas sociais para ajudá-los.
A presença da imagem de Dom Bosco, considerado o Pai e Mestre da Juventude, em Alta Verapaz, sempre representou um sinal da Providência para a população local. (LMI)
Com informações ANS
Deixe seu comentário