Gaudium news > Sentido espiritual do caminho de Santiago não pode ser esquecido, afirmam prelados espanhóis

Sentido espiritual do caminho de Santiago não pode ser esquecido, afirmam prelados espanhóis

Santiago – Espanha (Quarta-feira, 07-08-2013, Gaudium Press) O caminho de Santiago, uma das peregrinações mais importantes do mundo, que atravessa a Espanha ao longo de milhares de quilômetros, foi definido como uma ferramenta da Nova Evangelização durante as Jornadas Nacionais de Patrimônio Cultural da Igreja, celebradas em Santiago de Compostela durante o mês de junho. Suas conclusões incluem um chamado para preservar “o autêntico sentido de experiência de Fé através da arte e da obra da criação” do Caminho.

caminho de Santiago.jpg

 Para os prelados, delegados nacionais do Patrimônio e demais assistentes do encontro, contemplar o Caminho de Santiago como “uma rota turística e ecológica pelas obras histórico-artísticas e as belas paisagens que encontramos”, seria despojar a peregrinação de seu principal elemento espiritual: “O mutilaríamos e o deixaríamos sem o autêntico sentido”, afirmaram.

A experiência do Caminho tem uma riqueza de grande valor que inclui a propagação e celebração da Fé, o exercício da caridade, a proximidade dos estilos artísticos da história da Igreja na Espanha, a valorização dos costumes locais, entre outros. Todos estes aspectos, afirmam as conclusões, são “como sinais que nos levam a uma meta, a vida da graça a qual está chamado todo homem”. (GPE/EPC)

Com informações do Conferência Episcopal Espanhola.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas