"A força motora que constrói o novo é a fé", diz o bispo de Caçador
Caçador (Quarta-Feira, 07/08/2013, Gaudium Press) – Dom Frei Severino Clasen, bispo da diocese de Caçador, no Estado de Santa Catarina, em seu artigo mensal fez uma reflexão sobre o pós Jornada Mundial da Juventude (JMJ), sobre o mês vocacional e sobre a Semana Nacional da Família. Com relação a JMJ, ele afirma que o Brasil se inclinou diante da força da fé, do entusiasmo, da cordialidade e da hospitalidade.
De acordo com o prelado, entramos na terceira fase da JMJ, o pós-jornada. Ele então pergunta: O que faremos? O que temos aprendido para que a juventude continue sonhando, construindo, mudando e solidificando a fé? Para dom Severino, o evento fortaleceu a alegria de sermos cidadãos do céu aqui na terra, nos dando coragem para construir uma nação sem males.
“A força motora que constrói o novo é a fé. Perdoem-nos aqueles que não têm a graça da fé. Não inventem leis, opressões e manifestações contra o gigante que crê que se relaciona e que busca o sentido da vida e fortalece os sentimentos dos cidadãos que têm o coração cheio de amor e de cortesia”, completa.
O bispo ressalta que o verdadeiro testemunho cristão traz em si a resposta e confirma o êxito da JMJ. Ele reforça que, abençoados pelo Papa Francisco, todos somos convocados a viver a mensagem otimista em cada dia.
Quanto a esse mês de agosto, o mês vocacional, dom Severino salienta que esse período contribuirá decididamente para assumirmos a vocação cristã. Conforme o bispo, um pouco de esforço de cada cristão, batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, responsabiliza-o mais com os semelhantes, aumenta o grau de responsabilidade na família, no trabalho, na educação, no esporte e na comunidade de fé.
Ainda segundo o prelado, somos seres em convivência, e ela deve ser prática, livre, graciosa e autêntica. Ele espera que este seja um mês de alegria, de avanço na busca da realização pessoal e cada pessoa esteja pronta para ajudar na construção de uma vida mais digna e feliz.
Por fim, dom Severino destaca que a grande tarefa é nosso incondicional envolvimento na celebração da Semana da Família, celebrada pela Igreja de 11 a 17 de agosto. O bispo afirma que é preciso fazer uma reflexão sincera para construirmos famílias sólidas e fecundas no amor de Deus, pois não podemos reduzir o esforço na busca de viver os preceitos de Deus e confiar apenas nas forças humanas para construir um lar repleto de amor. Para ele, dispensar Deus na vida conjugal é dispensar o amor autêntico e verdadeiro, porque a sustentação da vida conjugal é o amor, e Deus é amor.
“Que nossa missão seja a de fortalecer o vínculo sacramental na vida conjugal e nos leve a direcionar nossos esforços no fortalecimento da consciência da segurança na família. Em vez de gastarmos forças, dinheiro e stress na implantação de leis para o aborto, vamos investir para que, em nenhuma família, falte o pão da alegria, da esperança e da segurança. Maria, Mãe da Igreja, cubra-nos com sua ternura de mãe, e a força do Deus Uno e Trino nos abençoe e nos fecunde na fé”, conclui. (FB)
Deixe seu comentário