Arquidiocese de São Paulo renova promessas sacerdotais
São Paulo (Quarta-feira, 07-08-2013, Gaudium Press) São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, padroeiro dos padres, foi comemorado neste último dia 04. Em razão do Mês Vocacional celebrado pela Igreja no Brasil, o primeiro domingo deste mês de agosto foi dedicado aos sacerdotes.
No sábado, 03, a Catedral da Sé contou com a presença de padres que realizavam peregrinação pela região, em ocasião do Ano da Fé.
O Padre jesuíta Manuel Madruga saudou os sacerdotes presentes e os recordou as alegrias vividas com a visita do Papa Francisco no Brasil, durante o período da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O sacerdote jesuíta aproveitou para discutir com os demais padres sobre a importância que eles estão dando aos jovens no planejamento pastoral. “São eles que merecem”, disse Padre Manuel.
A celebração contou com dois momentos significativos: a solene Profissão de Fé e a renovação das promessas sacerdotais. O Padre Manuel afirmou, durante sua homilia, que este encontro era necessário para a manifestação pública da fé:
“Queremos renovar pessoal e comunitariamente a nossa fé, a adesão de fé que a Igreja professa. Que a Igreja toda professe aqui e em todas as partes e ao mesmo tempo manifeste nosso desejo, não só de acolher todo esse patrimônio da fé em nossa vida, mas também de renovarmos a nossa disposição de comunicar, de transmitir, de introduzir nossos irmãos na riqueza da fé.”
Ao final da Celebração, os padres realizaram um gesto solidário na Praça da Sé: distribuíram lanches para os moradores da cidade que circulavam pela praça. Para o Padre Júlio Lancelloti, vigário pastoral para o Povo de Rua, a atitude é “aquilo que Jesus nos pediu, aquilo que o Papa repetiu tanto nesses dias aqui no Brasil, ‘saiam às ruas, partilhem, sejam solidários'”.
Envio de sacerdote para missão na Amazônia
Nesta última segunda-feira, 05, foi realizada a Missa de envio do missionário à Amazônia, Padre Osvaldo Vieira Costa, então pároco na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, na Diocese de Santo Amaro, em São Paulo.
O Bispo da Diocese de Jundiaí e Presidente do Conselho Missionário Regional (Comire), Dom Vicente Costa, presidiu a Eucaristia. O Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, concelebrou a Santa Missa ao lado do Padre Nelson Rosselli Filho, secretário adjunto do regional.
Durante sua homilia, Dom Vicente fez um paralelo com a figura de Moisés com o envio do missionário à Amazônia: “Deus também envia os Moisés da vida. E, no caso do padre Osvaldo, de certa maneira, está partindo em missão para saciar a fome do povo para o qual deve ser enviado”, destacou.
Padre Osvaldo não escondeu a alegria de ser chamado para a missão e afirmou que a sua resposta “foi fruto do apelo da Igreja da Amazônia à Igreja do Regional Sul 1”, e que já havia manifestado o desejo de ir. “O sacerdócio não é meu, é da Igreja e a Igreja precisa de mim e me coloco sempre a disposição de forma muito livre e tranquila”, concluiu. (LMI)
Com informações Arquidiocese de São Paulo/ CNBB
Deixe seu comentário