Dia do Diácono é comemorado em São Lourenço (MG)
Juiz de Fora – Minas Gerais (Terça-feira, 06-08-2013, Gaudium Press) Segundo Willian Dias da Silva, um diácono permanente pode servir a Igreja, inclusive com sua experiência de família, levando aos irmãos o serviço da palavra e da liturgia.
William é diácono permanente da Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e afirma ainda que “ser diácono é viver uma experiência particular”, servindo a Igreja.
No próximo dia 10 de agosto, às 18h, os diáconos permanentes da Arquidiocese de Juiz de Fora participarão de uma Santa Missa em homenagem a São Lourenço, padroeiro dos diáconos. A Eucaristia será realizada na Matriz da cidade de São Lourenço, situada na Serra da Mantiqueira.
São Lourenço
São Lourenço de Huesca foi um mártir da Igreja Católica e um dos sete primeiros diáconos da Igreja em Roma. Devido a sua caridade e zelo pelos tesouros da Igreja, São Lourenço é considerado o padroeiro dos diáconos.
Durante o período de perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito de Roma exigia de Lourenço os tesouros da Igreja. O diácono pediu ao prefeito um prazo para cumprir o solicitado. Foi então que ele reuniu os órfãos, cegos, as viúvas, os idosos e todos aqueles que a Igreja socorria e os apresentou à autoridade romana:
“Eis aqui os nossos tesouros que nunca diminuem e podem ser encontrados em toda parte.”
O prefeito, sentindo-se afrontado, resolve então colocá-lo sobre um braseiro ardente. Apesar do sofrimento na grelha, Lourenço ainda conseguia resgatar no Espírito Santo forças para dizer: “Vira-me que já estou bem assado deste lado.”
Lourenço faleceu, mas seu exemplo frutificou. (LMI)
Com informações Arquidiocese de Juiz de Fora
Deixe seu comentário