Gaudium news > Bispo de Erexim (RS) preside pela primeira vez a Hora de Comunhão Diocesana

Bispo de Erexim (RS) preside pela primeira vez a Hora de Comunhão Diocesana

Erexim (Segunda-Feira, 05/08/2013, Gaudium Press) Dom José Gislon, bispo da diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul, que completou seu primeiro ano de ordenação episcopal, presidiu pela primeira vez, no último domingo, dia 4 de agosto, a Hora de Comunhão Diocesana, marcando assim a abertura do mês vocacional e a comemoração do 42º aniversário de instalação da diocese gaúcha. A cerimônia foi realizada na Catedral São José.
Na ocasião, o prelado saudou os presbíteros por seu dia, mas também aos pais, mães, jovens, crianças, doentes, idosos e os que se ocupam deles. Ele lembrou ainda o Ano da Fé, o mês vocacional e o Plano Diocesano de Ação Evangelizadora e exortou a todos a continuarem a trabalhar por uma Igreja sempre mais comprometida com o Evangelho, capaz de falar ao coração das pessoas de nosso tempo, despertando-as para a solidariedade e a ação missionária.

A Catedral São José fica localizada na avenida Maurício Cardoso, número 62, em Erexim. Mais informações pelo telefone (54) 3321-2379.

Dom José Gislon

No último sábado, dia 3 de agosto, dom José completou um ano de ordenação episcopal. Ele foi nomeado bispo da diocese gaúcha pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, no dia 6 de junho de 2012. Sua ordenação Episcopal ocorreu na Igreja Nossa Senhora das Mercês em Curitiba, no Paraná. A cerimônia de posse foi realizada no dia 19 de agosto de 2012, na Catedral São José.

O prelado nasceu aos 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma, em Santa Catarina. Ingressou no noviciado em 24 de janeiro de 1981, no Convento Nossa Senhora das Mercês, e emitiu os primeiros votos no dia 24 de janeiro de 1982. Frequentou o curso de filosofia em 1982 e 1983, no Instituto de Filosofia do IPAS, em Ponta Grossa(PR).

Cursou o 1º Ano de teologia em 1984, no Instituto de Teologia do IPAS, também em Ponta Grossa. Concluiu a teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (PR). Emitiu os votos perpétuos em 17 de outubro de 1986, em Irati (PR). Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 28 de maio de 1988, em Uraí (PR). Ele ainda é mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma.

Criação da diocese de Erexim

A diocese de Erexim foi solenemente instalada, no dia primeiro de agosto de 1971. O decreto de criação (chamado “Bula”) “cum Chistus” do Papa Paulo VI, datado de 27 de maio do mesmo ano, foi divulgado no dia 2 de junho de 1971. No mesmo ato o Papa nomeou o primeiro bispo desta diocese – Dom João Aloysio Hoffmann, transferindo-o da diocese de Frederico Wesphalen.

A pedido de Dom João, em vista de problemas de saúde, em 25 de outubro de 1987, o Papa João Paulo II nomeou bispo coadjutor para a diocese padre Girônimo Zanandréa. Ele foi ordenado bispo em 17 de janeiro de 1988, na catedral São José. Seu lema de ordenação episcopal é: Para que todos tenham a Vida.

Com a aceitação do pedido de renúncia de Dom João pelo Papa João Paulo II, no dia 26 de janeiro de 1994, Dom Girônimo passou a ser o bispo diocesano de Erexim. O sempre lembrado Dom João Aloysio Hoffmann, falecido no dia 28 de junho de 1998, permaneceu na diocese como bispo emérito. Seus restos mortais estão nos ossários da Catedral São José. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas