Solenidade do “Perdão de Assis”
Assis – Itália (Sexta-feira, 02-08-2013, Gaudium Press) A solenidade do “Perdão de Assis” encerra-se hoje na Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis, cidade onde nasceu São Francisco.
Na quinta-feira, o Ministro Geral da Ordem dos Franciscanos Menores, Padre Michael Perry, celebrou uma Santa Missa. O Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, presidiu a Peregrinação da Diocese de Assis e as Primeiras Vésperas da Solenidade.
“Perdão de Assis”
Entre os franciscanos, o “Perdão de Assis” é considerado a máxima expressão da Misericórdia de Deus. De acordo com relatos de fontes da Ordem fundada por São Francisco, em uma certa noite do ano de 1216, Francisco estava emprofunda oração na pequena Igreja da Porciúncula, localizada nos arredores de Assis.
Ao perceber que o local havia ficado iluminado de repente, o Santo viu sobre o altar Cristo, a sua direita, sua Santíssima Mãe, e ao redor deles, uma multidão de anjos.
Então, perguntaram-lhe o que desejava para a salvação das almas. De imediato, Francisco respondeu: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço que, a todos quantos arrependidos e confessados, vierem a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas.”
Por sua vez, disse o Senhor a Francisco: “Irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho portanto o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (Papa).”
No dia seguinte, Francisco apresenta-se diante do Papa Honório III e narrava-lhe a visão que teve. O Santo Padre concedeu-lhe, então, a aprovação da indulgência plenária.
Com o passar dos tempos, a indulgência concedida às pessoas que visitam a Igrejinha de Santa Maria dos Anjos, em Porciúncula, também se estendeu a todos que, no dia 02 de agosto, visitassem uma Igreja paroquial.
Durante este dia, as pessoas devem se confessar, rezar o credo, um Pai Nosso, participar da Celebração Eucarística, comungar e rezar uma oração nas intenções do Sumo Pontífice. (LMI)
Com informações Radio Vaticano
Deixe seu comentário