Gaudium news > Diocese de Paranavaí (PR) realiza novena em louvor a Maria Mãe da Igreja

Diocese de Paranavaí (PR) realiza novena em louvor a Maria Mãe da Igreja

Paranavaí (Quarta-Feira, 31/07/2013, Gaudium Press) A Catedral Maria Mãe da Igreja da diocese de Paranavaí, no Estado do Paraná, promoverá de 6 a 14 de agosto uma novena em louvor a sua padroeira, com o tema “Bem-aventurada aquela que acreditou” (Lc1,45). A iniciativa culminará com a celebração eucarística festiva no dia 15 de agosto, data em que a Igreja comemora a Assunção de Maria ao céu.

Os encontros da novena acontecerão sempre às 19h30min na Catedral Maria Mãe de Deus. A abertura da novena Nossa Senhora da Assunçao..jpgacontecerá no dia 6 de agosto, com o tema “Maria, a cheia de fé”. Na noite seguinte, dia 7 de agosto, os participantes da novena poderão refletir sobre “A concepção de Cristo pela fé de Maria”. No dia 8, a temática será “A fé de Maria é um ato de oferta”. No quarto encontro, dia 9 de agosto, os fiéis meditarão sobre “A beleza da fé de Maria”.

Dando continuidade a novena, no dia 10 de agosto o tema apresentado será “Maria, peregrina na fé”. No dia 11, o assunto abordado será “A pureza da fé de Maria”. No dia seguinte, 12 de agosto, será a vez da reflexão sobre “Maria nossa companheira na fé”. Já o tema “Maria que une e reúne as pessoas em comunidades de fé” será proferido no dia 13 de agosto. No último encontro da novena, no dia 14 de agosto, o tema a ser apresentado será “Maria, modelo de fé”.

No dia 15 de agosto, no mesmo horário dos encontros da novena, às 19h30min, haverá uma missa solene, com a presença dos padres e religiosos da diocese. A Catedral Maria Mãe da Igreja fica localizada na Rua John Kennedy, número 700, no bairro Jardim Iguaçu, em Paranavaí. Mais informações pelo telefone (44) 3423-7555.

Festa da Assunção de Maria

No dia 15 de agosto a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. No dia 1º de novembro de 1950, a Igreja, através do Papa Pio XII, proclamou essa convicção que já vinha sendo confessada pelo povo de Deus desde os inícios do cristianismo – é o dogma da assunção de Maria ao céu em corpo e alma.

A Assunção da Virgem Maria representa a fé da Igreja na obra da redenção. Entre as formas de redenção a Igreja reconhece uma forma radical de redenção: unida ao Filho na vida e na morte, a Igreja sabe que Maria foi associada à glória do Filho Ressuscitado.

Esta é também a vitória de Maria, celebrada nesta festa da Assunção. Ela está coroada de doze estrelas, na fronte, por ter assumido e vencido, no seu papel de Mãe de Jesus e Mãe da Igreja.

Maria Mãe da Igreja

Mãe da Igreja é o título dado oficialmente a Virgem Maria durante o Concílio Vaticano II pelo Papa Paulo VI. O título foi usado pela primeira vez por Santo Ambrósio de Milão (338 – 397) e redescoberto por Hugo Rahner, um jesuíta irmão de Karl Rahner.

Que honra é para todos nós podermos chamar Maria, Mãe de Deus, de nossa Mãe. No Novo Testamento (João 19. 26-27), o apóstolo João diz que Jesus na cruz é filho de Maria. O Catecismo da Igreja Católica afirma: “A Virgem Maria… É reconhecida e honrada como sendo verdadeiramente a Mãe de Deus e do Redentor…. Ela é claramente a mãe dos membros de Cristo… Maria, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja”. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas