Arquidiocese de Florianópolis celebra Jubileu das Vocações e abertura do mês vocacional
Florianópolis (Quarta-Feira, 31/07/2013, Gaudium Press) A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promoverá amanhã, dia 1º de agosto, a celebração do “Jubileu das Vocações” e abertura arquidiocesana do mês vocacional. O evento será realizado na Igreja Matriz de São João Evangelista, na cidade de Biguaçú.
Segundo o coordenador da Pastoral Vocacional de Florianópolis, padre Vânio da Silva, a utilização do termo “jubileu”, que significa dia de júbilo, de alegria, serve para designar a comemoração dos 25 ou 50 anos de um acontecimento importante. Ele explica que neste Ano da Fé, a Igreja da região quer celebrar o “Jubileu das Vocações” ao matrimônio, ao ministério presbiteral, ao diaconato e à especial consagração na vida religiosa.
“Convidamos todos e todas que neste ano de 2013 completam 25, 50 ou 60 anos de matrimônio, de sacerdócio, de diaconato e de vida religiosa consagrada a estarem na Igreja Matriz de São João Evangelista”, afirma o sacerdote.
O coordenador ainda salienta que a comemoração de amanhã será um momento para reviver e reavivar o encanto do primeiro “sim”, para celebrar o caminho percorrido e correspondido ao longo da vida, para agradecer a Deus os frutos que, através destas vocações, suscitou ao serviço da vida e do amor, e para renovar os compromissos vocacionais.
O momento festivo será marcado com a celebração da santa missa, a partir das 20h, presidida pelo arcebispo metropolitano de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jonk. A Igreja Matriz de São João Evangelista fica localizada na Rua Br Rio Branco, número 54, em Biguaçu. Mais informações pelo telefone (48) 3243-3130.
Roteiros para o mês das vocações
A Pastoral Vocacional de Florianópolis elaborou mais uma vez roteiros especiais para a vivência do mês das vocações, que incluem comentários, preces, pistas homiléticas e outras sugestões para as missas dominicais.
Em cada domingo de agosto é celebrada uma vocação especial: do padre; dos pais; dos consagrados e consagradas; e dos leigos, com homenagem especial para os catequistas. O roteiro foi elaborado seguindo essa dinâmica: 1ª semana – vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; 2ª semana – vocação para a vida em família e dia dos pais; 3ª semana – vocação para a vida religiosa consagrada e 4ª semana – vocação dos fiéis leigos e leigas. (FB)
Deixe seu comentário