Primeira reunião dos Cardeais conselheiros com o Papa ocorrerá em outubro
Rio de Janeiro (Quarta-feira, 31-07-2013, Gaudium Press) O Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, nomeado pelo Santo Padre Francisco como Coordenador do grupo de oito Cardeais conselheiros que avaliará a necessidade de uma eventual reforma na Cúria Romana para a consideração por parte do Papa, anunciou no Rio de Janeiro que a primeira reunião dos purpurados com o Pontífice ocorrerá no início do mês de outubro.
Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras). |
Em uma entrevista concedida à ACI, o Cardeal Rodríguez Madariaga afirmou que “a primeira reunião será entre os dias 1º e 3 de outubro em Roma” e que os Cardeais conselheiros tem recolhido as contribuições da Igreja em cada continente. “Através das Conferências Episcopais estão nos enviando suas contribuições e também algumas pessoas o tem feito particularmente”, descreveu. “Ao Cardeal Errázuriz (Arcebispo Emérito de Santiago do Chile) na América Latina, ao Cardeal O’Malley (Arcebispo de Boston) nos Estados Unidos e Canadá, e assim com os demais”.
O Cardeal Coordenador teve oportunidade de falar com o Papa Francisco durante sua visita ao Brasil em uma reunião privada e, segundo o diário espanhol “La Razón”, haveria combinado a elaboração de um documento de trabalho sobre as contribuições recebidas pelos Cardeais para apresentá-las ao pontífice em outubro. A Comissão, segundo explicou Thomas Rosica, colaborador do Porta voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, em sua relação com os meios de língua inglesa, “não tem poder legislativo e sua função principal é “aconselhar” ao Papa. O grupo não interferirá de modo algum com as funções normais da Cúria Romana, a qual ajuda ao Papa no governo cotidiano da Igreja”.
Sobre sua eleição como Coordenador do grupo de Cardeais por parte do Santo Padre, o Cardeal Rodríguez Madariaga comentou: “Eu trabalhei junto com ele (o Papa Francisco) na Comissão de Redação de Aparecida, por isso nos conhecemos e me sinto muito contente de poder colaborar com ele nisto”. O hoje Pontífice presidiu a Comissão de Redação na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, celebrada em Aparecida, em 2007.
Além de nomear o Cardeal Rodríguez Madariaga, para ocupar o Cargo de Coordenador, o Santo Padre também estabeleceu que o grupo de Cardeais tenha um secretário. O dito trabalho será desempenhado pelo Bispo de Albano (Itália) Dom Marcello Semeraro. Este prelado também trabalhou com o hoje Papa Francisco no Sínodo dos Bispos de 2001, quando ocupou o cargo de Secretário Especial, enquanto que o agora Pontífice se desempenhou como Relator geral. (GPE/EPC)
Com informações da ACI Digital.
Deixe seu comentário