Gaudium news > Fiéis da Arquidiocese de Santiago do Chile celebram a festa do seu Santo padroeiro

Fiéis da Arquidiocese de Santiago do Chile celebram a festa do seu Santo padroeiro

Santiago – Chile (Terça-feira, 30-07-2013, Gaudium Press) Centenas de fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Santiago no Chile para participar da Solenidade do santo padroeiro da Arquidiocese e da cidade. Durante a celebração agradeceu-se a Deus pelos 452 anos da Igreja na capital.

A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Pedro Ossandón; o reitor, presbítero Oscar Muñoz Toledo; o Vigário Geral da Pastoral, Dom Héctor Gallardo e o Núncio Apostólico no Chile, Dom Ivo Scapolo.

Em sua homilia, o Pastor recordou a vida de profunda Fé do Apóstolo Santiago. “Jesus surge na vida de São Tiago com um chamado que pede uma mudança total de perspectivas, que implica uma total e progressiva conversão aos critérios do mestre e a adesão a uma fecundidade que escapava totalmente a seus cálculos humanos”, disse.

E acrescentou: “Não será o poder, mas o serviço; não será ocupar os primeiros lugares, mas fazer-se servidores dos últimos, a exemplo do mestre que não sabe onde reclinar a cabeça, que veio para servir, não para ser servido”.

Snap 2013-07-30 at 16.58.58.png

Ser testemunhas críveis da presença de Deus

Mais adiante em sua mensagem, Dom Ezzati reconheceu algumas tarefas pendentes cuja superação é um imperativo que exorta a todos os fiéis de Santiago, especialmente a violência, a má qualidade de vida, o emprego mal pago, a discriminação aos migrantes, o flagelo da droga e o deficiente sistema carcerário.

“São as periferias ambientais e culturais de Santiago, as quais estamos chamados a servir, fazendo nossa a opção de Jesus pelos pobres e seguindo o convite do Papa Francisco”, afirmou.

Neste sentido, o prelado assinalou aos assistentes que é “dever nosso ser testemunhas críveis da presença de Deus com a proclamação da palavra, a comunhão fraterna, a celebração de seu mistério e o serviço aos mais pobres”, já que “Deus vive na cidade de Santiago”.

“Com confiança temos pedido ao Pai, que consagrou as primícias da pregação apostólica com o martírio do Apóstolo Santiago, que fortaleça a nossa Igreja com o testemunho de seu sangue e a proteja sempre com sua intercessão”, disse o bispo ao concluir sua alocução.

A Cruz do Apóstolo

Todos os anos, como um sinal de gratidão e em atenção ao sobressaliente testemunho de amor a Jesus Cristo e a sua Igreja, pelos valiosos serviços prestados em diversos campos, como a evangelização, a pastoral a promoção humana, a educação católica e na caridade, foi concedida a Cruz do Apóstolo Santiago as seguintes pessoas:

Sr. Miguel Luis Amunátegüi, Sra. Skadi Anker, Sra. Carmen Gloria Del Pino, Pbro. Alfonso Baeza, P. Patrick Egan, Srta. Bernardita Farías, R.P. José Luis Fernández, Sra. Isaura Galdames, Pbro. Alejandro Hermida, Sra. Teresa Mardones, Srta. María Gabriela Murphy, D.P. Sergio Pericó, Sr. Sergio Puyol, Pbro. Carlos Risopatrón, Pbro. Jesús Rodríguez, Matrimônio Sr. Carlos Tupper e Sra. Carmen Altamirano, Pbro. Mario Veloso, Sr. Alipio Vera e Hna. Rosa Villanueva.

“A cada um de vocês, o reconhecimento da Igreja de Santiago, por seu testemunho de vida cristã, resposta a muitos problemas existenciais que se apresentam na vida”, manifestou o Arcebispo. (GPE/EPC)

Com informações da Arquidiocese de Santiago.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas