Vicariato de Canoas realizará a 7ª edição do curso sobre a Doutrina Social da Igreja.
Sapucaia do Sul (Terça-Feira, 30/07/2013, Gaudium Press) As Pastorais Sociais do Vicariato de Canoas, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverão a 7ª edição do curso de formação sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI), na cidade gaúcha de Sapucaia do Sul. A atividade, que acontecerá entre os meses de agosto a outubro deste ano, tem como objetivo aprimorar o conhecimento e a ação para ser sinal de Deus no meio do povo.
O início do curso, que será dividido em 13 encontros, acontecerá no dia 5 de agosto e deverá terminar no dia 28 de outubro, com a entrega de certificados. A formação será realizada à noite, das 19h30min às 22h, na Paróquia São José, em Sapucaia do Sul. Os interessados em participar poderão se increver até o dia 5 de agosto, data do primeiro encontro.
A programação do curso será aberta com a meditação do tema “Histórico da Doutrina Social da Igreja”, feira por Irineu Trentin. Já no dia 12 de agosto, dom Agenor Girardi, bispo auxiliar de Porto Alegre, falará sobre a temática “Fundamentos Bíblico-teológicos da DSI”. No dia 19 de agosto Fabiano Laesers abordará o assunto “Princípios fundamentais da DSI”. No encontro seguinte, no dia 26 de agosto, o tema proposto será “Trabalho humano: chave da questão social”, e o palestrante será Darley José Kummer.
Dando seguimento aos encontros, no dia 2 de setembro, dom Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre, refletirá sobre o tema “Propriedade: destinação universal dos bens”. No dia 9 de setembro será a vez de Irineu Trentin meditar sobre “Economia: desenvolvimento integral”. Wilson Dallagnol falará sobre a temática “Política e ideologia: construção do bem comum”, no dia 16 de setembro. O assunto sobre “Juventude e DSI” será abordado no dia 23 de setembro por Leonardo Reichert.
No dia 30 de setembro, Vanderlei Mengue Bock abordará o tema “Paz: fruto da justiça e da solidariedade”. Já no dia 7 de outubro, a temática “Ecologia humana – a causa ecológica” será apresentada por Wilson Dallagnol. Elemar Griebeler refletirá sobre a “Metodologia de ação do Cristo” no dia 14 de outubro. No dia 21 de outubro a formação será sobre o “Ano da Fé: consequências culturais, sociais e políticas da fé cristã”, e o palestrante será Evaldo Valdir de Freitas. No último encontro, dia 28 de outubro, haverá uma celebração de encerramento, com a coordenação do curso de DSI.
A Paróquia São José fica localizada na Rua São João, número 202, no bairro Primor, em Sapucaia do Sul. Mais informações pelo telefone (51) 3474-2678.
Doutrina Social da Igreja
A expressão Doutrina Social da Igreja (DSI) designa o conjunto de escritos e mensagens – cartas, encíclicas, exortações, pronunciamentos, declarações – que compõem o pensamento do magistério católico a respeito da chamada “questão social”. Mas não basta conhecer os documentos reunidos sob essa denominação.
Tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e das nações. A finalidade da doutrina social da Igreja é levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena.
O documento inaugural daquilo que se convencionou denominar Doutrina Social da Igreja é a encíclica Rerum Novarum, do papa Leão XIII, publicada a 15 de maio de 1891. De fato, é a primeira vez que um documento do magistério católico dedica-se integralmente à chamada “questão social”. No decorrer do texto, o papa propõe-se abordar a “condição dos operários”. (FB)
Deixe seu comentário