Gaudium news > Diocese de Erexim reúne milhares de motoristas na festa de São Cristóvão

Diocese de Erexim reúne milhares de motoristas na festa de São Cristóvão

Erexim (Segunda-Feira, 29/07/2013, Gaudium Press) No clima da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Paróquia São Cristóvão, pertencente à diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul, concluiu no último domingo a novena e festa de seu padroeiro. Ainda na sexta-feira, no salão paroquial São Cristóvão, foi realizado um jantar de confraternização dos motoristas, que reuniu mais de mil pessoas.

Antes do jantar, às 19h, houve a missa do oitavo dia da novena em preparação à festa do padroeiro, que contemplou a celebração da fé nas estradas e foi presidida pelo padre Dirceu Balestrin, ex-pároco e atual Vigário Geral da diocese. Na homilia, o sacerdote falou da importância da fé também no trânsito, que exige infra-estrutura sempre mais aperfeiçoada, mas, principalmente, extremo cuidado de quem dirige qualquer tipo de veículo automotor.

Já no dia seguinte, último dia da novena, a celebração eucarística foi presidida pelo pároco padre Valtuir Bolzan, juntamente com o vigário paroquial padre Maximino Tiburski. O enfoque da noite foi a celebração da fé com a juventude. Durante a homilia, o padre Bolzan falou da vinda do papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Ele ainda citou algumas palavras do pontífice a respeito dos jovens no primeiro pronunciamento, por ocasião da recepção oficial no Palácio Guanabara: “Cristo bota fé nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: Ide, fazei discípulos. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos”. A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios.

Depois, exortou os jovens a assumirem a exortação de São Paulo a Timóteo, que era muito jovem: “seja para os fiéis um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza… não descuide o dom da graça que há em você, recebida pela profecia e pela imposição das mãos. Cuide bem dessas coisas persevere nelas”.

No domingo da festa as atividades iniciaram às 8h, quando uma extensa fila de ônibus, caminhões, automóveis e motocicletas tomou as ruas próximas à igreja São Pedro, aguardando o início da grande procissão de São Cristóvão. Às 8h30min, ao sinal da viatura da Diretoria de Trânsito do Município e soar da sirene da viatura do Corpo de Bombeiros com a imagem do santo, a procissão se deslocou rumo à igreja São Cristóvão.

Às 10h, em altar campal ao lado da igreja São Cristóvão, padre Bolzan presidiu a missa da festa, que contou com a animação pela equipe de liturgia da sede paroquial e do grupo de música e canto. O celebrante lembrou na homilia dois aspectos do contexto da novena preparatória à festa: dias muito frios e a presença calorosa do papa Francisco no País. Mencionou o término da JMJ e o enfoque geral da novena: “Com São Cristóvão, celebrar a fé, ligado ao Ano da Fé”.

Refletindo sobre o evangelho de domingo, que abordou a oração do Pai Nosso, padre Bolzan afirmou que a oração leva a fazer o bem, transforma a vida. Citou a afirmação do Papa Francisco: “Dentro do ser humano há um oco e este deve ser preenchido com a oração.” Por fim, convidou os fiéis a pedirem, por intercessão de São Cristóvão, firmeza e vigilância no volante. O encerramento do evento aconteceu, às 14h30min, com a bênção da saúde com o Santíssimo Sacramento. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas