Gaudium news > Congresso Nacional da Pastoral da Criança, em Aparecida

Congresso Nacional da Pastoral da Criança, em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 29-07-2013, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, será sede de um importante evento: o Congresso Nacional da Pastoral da Criança. O evento iniciou-se neste último domingo, 28, e vai até o dia 2 de agosto.

O Congresso reunirá cerca de 500 participantes, entre coordenadores da Pastoral da Criança nos estados, setores e Logo-Pastoral da Crianca.jpgnúcleos, além da equipe nacional, assessores técnicos, palestrantes e outros convidados.

São esperados também cerca de 20 representantes da pastoral da CNBB vindos das Filipinas, Angola, Guatemala, República Dominicana, Peru e Paraguai.

A celebração pelos 30 anos da Pastoral da Criança será realizada hoje, 29, as 19h, com a celebração da Santa Missa na Basílica de Aparecida e sessão solene no Centro de Eventos.

Estão confirmadas as presenças do Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis; Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral da CNBB; Dom Aldo Di Cillo Pagotto, presidente do conselho diretor da Pastoral da Criança; Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança; bispos referenciais da Pastoral da Criança, autoridades civis e outras personalidades.

O intuito do Congresso Nacional, segundo a Irmã Vera Lúcia, será avaliar atividades e planejar as novas ações empreendidas pelos milhares de voluntários, além de fortalecer a missão, atualizar conhecimentos, trocar experiências e buscar maior compreensão das diversas realidades existentes no país.

Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança, um dos órgãos mais atuantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comemorará 30 anos em atividade, promovendo a cultura e o ensino as crianças menos favorecidas.

Atualmente, acompanha, por meio de 238 mil voluntários, 1,5 milhão de crianças até 6 anos de idade, 83 mil gestantes e 1,22 milhão de famílias em 43 mil comunidades de todos os estados do Brasil.

Para a Irmã Vera Lúcia, a maior conquista da Pastoral da Criança, “alcançada por meio da ação de milhares de voluntários”, foi ter contribuído para a redução de doenças e mortes infantis no país.

Ainda, segundo a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, foram definidas como “metas prioritárias ações voltadas para a ampliação do número de crianças a serem acompanhadas; valorização da família, como espaço adequado para o desenvolvimento da criança; ampliação do projeto de vigilância nutricional iniciado em 2010 para a prevenção da obesidade infantil; e campanha sobre a influência dos mil dias, que inclui um período da gestação até os dois primeiros anos de vida da criança. (LMI)

Com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas