Florianópolis: Encontro da Pastoral da Educação da Região Sul do Brasil
Florianópolis (Segunda-Feira, 29/07/2013, Gaudium Press) Em 2013, conforme encaminhamentos do XVI Encontro Nacional da Pastoral da Educação, serão realizados encontros por Regiões geográficas, sendo uma delas a Região Sul, que abrange os Regionais Sul 2, Sul 3 e Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, correspondentes aos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catariana, respectivamente. Por isso, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, em Florianópolis, ocorrerá o Encontro da Pastoral da Educação correspondente a essa região.
Segundo o secretário estadual da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica) no RS, Harlei Antonio Noro, o evento tem os seguintes objetivos: promover o encontro e a partilha de experiências entre os agentes da Pastoral da Educação das dioceses e arquidioceses da Região Sul do Brasil; analisar, avaliar e assumir os encaminhamentos propostos para a Pastoral da Educação por ocasião do XVI Encontro Nacional da Pastoral da Educação, realizado em Brasília, e contribuir na construção das Diretrizes Nacionais da Pastoral da Educação a partir da reflexão sobre as orientações, conceitos e procedimentos propostos para a sua implantação.
Quanto à importância de um evento como esse, Noro explica que a atividade é uma estratégica para avançar na articulação, formação e comunicação da Pastoral da Educação.
Ainda de acordo com Noro, o evento objetiva inserir os Regionais, Arqui/Dioceses no processo de construção das Diretrizes Nacionais da Pastoral da Educação, e, de outra parte, em âmbito Regional, sensibilizar e contribuir para a articulação da Pastoral da Educação em nível local, para que seja constituída uma comissão da Pastoral da Educação em cada Regional e uma coordenação em cada Diocese, articulando estas equipes entre si e aquela regional com aquela nacional.
A programação do encontro terá início na sexta-feira à noite, com apresentação das representações e exposição do seu contexto e finalidades. No sábado, os participantes apresentarão a realidade da Pastoral da Educação nas arqui/dioceses. Está previsto ainda a participação das Secretarias Estaduais de Educação para uma breve exposição da realidade na Educação nos Estados.
No domingo serão validadas as propostas que serão elaboradas através dos trabalhos em grupo ou suscitadas nos diferentes momentos de reflexão. O encerramento do Encontro se dará no almoço do dia 1º de setembro.
O Encontro, que é destinado a coordenadores diocesanos da Pastoral da Educação, agentes da Pastoral da Educação, educadores e bispos Referenciais, contará com a presença e assessoria de Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Lapa e bispo referencial para a Pastoral da Educação da CNBB, que refletirá sobre questões relativas à Pastoral da Educação, conceitos, orientações e passos, conforme o subsídio Igreja e Sociedade em Diálogo, bem como da Equipe responsável pela sua organização e preparação.
Conforme o secretário, existe a convocação para que todas arqui/dioceses participem com ao menos um representante, uma pessoa que poderá estar à frente do serviço na realidade local e ser o referencial para o estabelecimento dos processos propostos pela Pastoral da Educação e realizar a articulação com a instância Regional e Nacional.
Por fim, Noro destaca que a cultura e educação são campos que precisam do fermento evangélico, a presença e ação evangelizadora no mundo da educação e da cultura devem ser dinamizados pela articulação das diferentes instâncias e agentes envolvidos, chamados a inaugurar um novo tempo neste serviço que a Igreja é chamada a prestar à sociedade e ao nosso País.
O Encontro será realizado no Recanto Champagnat, na Estrada Sertão do Assopro, S/N, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3232-0927 ou pelo e-mail rc@marista.org.br.
Pastoral da Educação da Região Sul do Brasil
A realidade da Pastoral da Educação no Sul do Brasil é diferenciada nos três Estados. Existem registros históricos que fazem referência a uma rica caminhada. Em algumas arqui/dioceses ela é organizada e articulada. De uma forma geral ela deve ser organizada e articulada em tantas realidades locais e em âmbito regional existem passos significativos sendo dados a partir dos propósitos alinhados por ocasião do XVI Encontro Nacional da Pastoral da Educação. (FB)
Deixe seu comentário