Gaudium news > Argentinos tem encontro exclusivo com o Papa Francisco

Argentinos tem encontro exclusivo com o Papa Francisco

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 25-07-2013, Gaudium Press) Logo depois de visitar a comunidade de Varginha, o Papa Francisco se dirigiu à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro para um encontro que não estava previsto em sua agenda oficial.

A Catedral foi tomada por 5 mil peregrinos argentinos que coloriam de azul e branco o interior do templo.

Em seu discurso o pontífice falou sobre o papel da juventude para a Igreja Católica e pediu para que os argentinos continuassem a rezar por ele.

Papa 5.png
Papa se encontra com peregrinos argentinos na
Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro | Foto: Alex Mazzullo

O Papa Francisco exortou os jovens a saírem às ruas para que atuem junto à comunidade. Segundo ele, uma Igreja que não sai às ruas é comparável a uma organização não-governamental (ONG). “As paróquias, as instituições foram feitas para sair. Se não saem, viram uma ONG, e a Igreja não deve ser uma ONG”, afirmou.

A questão da exclusão social também foi abordada pelo pontífice. Os jovens sofrem com o desemprego e os idosos são os mais vulneráveis. “Esta civilização nos levou a excluir as duas pontas que são nosso futuro”, disse.

“Os jovens têm de sair para lutar pelos seus valores (…) e os anciãos abram a boca para passar os seus ensinamentos”, exortou. “Saibam que neste momento vocês, jovens, e os anciãos, estão condenados ao mesmo destino. Não se deixem excluir.”

O encontro com seus conterrâneos foi encerrado com uma oração diante de uma Cruz de São Francisco e uma imagem de Nossa Senhora de Lujan, padroeira da Argentina, que foram presenteadas aos jovens argentinos para que peregrinem pelo país.

Após sair da catedral, o Santo Padre dirigiu-se para um encontro com jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, residência oficial do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

Por Emílio Portugal Coutinho, direto do Rio de Janeiro para a Gaudium Press.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas