Em discurso Papa Francisco afirma que veio confirmar os jovens da Fé
Rio de Janeiro (Quinta-feira, 25-07-2013, Gaudium Press) Em seu discurso de saudação aos jovens peregrinos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, o Papa Francisco recordou das palavras do Beato João Paulo II durante a primeira JMJ a nível internacional, celebrada em 1987 em Buenos Aires (Argentina): “Tenho muita esperança em vocês! Espero, sobretudo, que renovem a fidelidade de vocês a Jesus Cristo e à sua cruz redentora” (Discurso aos jovens (11 de abril de 1987): Insegnamenti, X/1 (1987), 1261).
O pontífice também lembrou do trágico acidente ocorrido na Guiana Francesa, e pediu um minuto de silêncio pela jovem Sophie Morinière que perdeu a vida neste acidente e pelos feridos e seus familiares.
“Nesta semana, o Rio se torna o centro da Igreja, o seu coração vivo e jovem, pois vocês responderam com generosidade e coragem ao convite que Jesus lhes fez de permanecerem com Ele, de serem seus amigos”, afirmou.
Olhando para o mar e a multidão de jovens o Santo Padre Francisco evocou o momento em que e Jesus chamou os primeiros discípulos a segui-lo nas margens do lago de Tiberíades. “Hoje Jesus ainda pergunta: Você quer ser meu discípulo? Você quer ser meu amigo? Você quer ser testemunha do meu Evangelho? No coração do Ano da Fé, estas perguntas nos convidam a renovar o nosso compromisso de cristãos.”
“Hoje, vim para lhes confirmar nesta Fé, a Fé no Cristo Vivo que mora dentro de vocês; mas vim também para ser confirmado pelo entusiasmo da Fé de vocês!”, ressaltou.
Já no final de seu discurso, o pontífice saudou todos os jovens do mundo, inclusive os que não estão presentes devido à distância, mas que estão acompanhando o evento através do rádio, televisão e internet. “Bem-vindos a esta grande festa da Fé! Em várias partes do mundo, neste mesmo instante, muitos jovens estão reunidos para viver juntos este momento: sintamo-nos unidos uns com os outros, na alegria, na amizade, na Fé. E tenham a certeza: o meu coração de Pastor abraça a todos com afeto universal. O Cristo Redentor, do alto da montanha do Corcovado, lhes acolhe na Cidade Maravilhosa”, concluiu.
Por Emílio Portugal Coutinho, direto do Rio de Janeiro para a Gaudium Press.
Deixe seu comentário