Ordenações diaconais abrem o mês das vocações na diocese de Novo Hamburgo
Novo Hamburgo (Quinta-Feira, 25/07/2013, Gaudium Press) A Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, abrirá o mês das vocações, mês de agosto, com duas ordenações diaconais, no próximo dia 4, na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, no Centro da cidade gaúcha. Os futuros diáconos são os seminaristas Cezar Luis Morbach e Maicon Alexandre Krauspenhar.
A programação do evento terá início às 14h30min, com a acolhida aos participantes, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento, na intenção das vocações. Logo depois, às 15h30min, haverá a celebração eucarística e ato oficial da ordenação diaconal dos seminaristas. Após a missa será realizada uma confraternização no ginásio da Catedral, onde cada paróquia no deverá levar um prato de alimento para a partilha.
O mês de agosto foi escolhido como o mês vocacional em 1983, por ocasião do Ano Vocacional, com o objetivo de dinamizar o trabalho pelas vocações, além de criar consciência vocacional e despertar todos os cristãos para suas responsabilidades na Igreja, que foram assumidas no Batismo.
No próximo mês a Igreja toda é convidada a celebrar as vocações matrimoniais, sacerdotais, religiosas e leigas. O dia da padre é celebrado no primeiro domingo de agosto; no segundo domingo comemora-se o dia dos pais; já no terceiro domingo, motivados pela festa da Assunção, celebra-se a vocação religiosa. E, por fim, no quarto domingo recordam-se todos os ministérios leigos e, de modo especial, os catequistas.
Segundo a assessoria de imprensa da diocese de Novo Hamburgo, desde a fundação do Centro Diocesano de Vocações, no ano de 1980, em unidade com toda a Igreja do Rio Grande do Sul que já celebrava o mês vocacional, a diocese gaúcha começou a avivar as celebrações vocacionais como encontros, missas, adorações, terços, romarias e as ordenações diaconais.
É importante destacar que a Romaria Vocacional, que antes antecedia as ordenações diaconais, não é mais realizada devido a um pedido para que houvesse somente uma romaria na diocese, que é a Romaria das Mães. Assim, todas as pastorais e movimentos devem se engajar neste evento, que ocorre sempre no primeiro domingo do mês de maio.
Cezar Luis Morbach
O seminarista Cezar Luiz Morbach, de 28 anos, nasceu no dia 4 de setembro de 1984. Ingressou no seminário em agosto de 2006. Cursou o Propedêutico no Seminário Diocesano Betânia e Seminário Menor Maria Auxiliadora de agosto a dezembro de 2006. O curso de Filosofia ele fez de 2007 a 2008 no Seminário Maria Mater Ecclesiae, em São Paulo.
Cursou Teologia, de 2009 a 2013, no Seminário Maior São Luiz Gonzaga (Viamão). Estagiou na paróquia São José, em Monte Negro (RO); paróquia São José Operário, bairro Fião, de São Leopoldo; paróquia Senhor Bom Jesus de Taquara (2010); e paróquia São Luiz Gonzada de Sapiranga(2011). Atualmente exerce o exercício pastoral na Paróquia São Miguel, de Dois Irmãos.
Maicon Alexandre Krauspenhar.
O seminarista Maicon Alexandre Krauspenhar, de 26 anos, nasceu no dia 3 de agosto de 1986. Ingressou no Seminário Menor de Maria Auxiliadora, de Dois Irmãos, em 2003. Cursou o ensino médio de 2003 a 2006, a Filosofia de 2007 a 2008, e a Teologia de 2009 a 2013. Estagiou na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Novo Hamburgo (2009), Paróquia Nossa Senhora das Graças, em São Leopoldo (2010), e na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Ivoti (2011). Atualmente exerce o seu serviço pastoral na paróquia São Lourenço Mártir, na Linha Imperial. (FB)
Deixe seu comentário