Arquidiocese de Curitiba organiza caravana para a posse de dom João Seneme em Toledo
Curitiba (Quinta-Feira, 25/07/2013, Gaudium Press) No último dia 26 de junho, o Papa Francisco nomeou o bispo auxiliar de Curitiba, dom João Carlos Seneme, como o novo bispo da diocese de Toledo, no Estado do Paraná. A cerimônia de posse do prelado será realizada no dia 8 de agosto, às 19h, na Catedral Cristo Rei, na Rua Largo São Vicente de Paulo, sem número, no centro de Toledo. Para a ocasião, a arquidiocese de Curitiba está organizando uma caravana para todos que quiserem participar da celebração.
A programação da carana será a seguinte: saída no dia 8, às 7h, da Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, na Rua Francisco Juglair, 171, no bairro Mossunguê. A previsão de chegada em Toledo está marcada para às 16h; já a volta para Curitiba será no dia 9, às 9h, com previsão de chegada para às 18h. A hospedagem será oferecida gentilmente pela diocese de Toledo, mas a alimentação durante todo o percurso da viagem será por conta de cada participante.
Ainda no dia 31 deste mês toda a arquidiocese de Curitiba terá a oportunidade de celebrar com dom João a missa em ação de graças pelos 5 anos em que ele serviu a Igreja da região como bispo auxiliar. A cerimônia ocorrerá às 20h, na Catedral Basílica de Curitiba, na Rua Barão de Cerro Azul, 31, no centro da capital paranaense.
Já a Região Episcopal Sul da Arquidiocese, que compreende 49 paróquias de Curitiba, se despedirá do prelado no dia 2 de agosto, a partir das 19h, com uma missa de ação de graças. A celebração eucarística acontecerá no Santuário São José do Capão Raso, na Rua Largo Padre Albino Vicco, 32.
Dom João Carlos Seneme
Dom João Carlos Seneme, de 54 anos, nasceu em Santa Gertrudes, em São Paulo, no dia 11 de dezembro de 1958. Pertence à Congregação dos Estigmatinos e emitiu os votos em 1982. Foi ordenado padre em dezembro de 1985 pela Congregação dos Estigmatinos. Ele é formado em Filosofia e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (SP).
Por dois anos, ocupou o cargo de Superior da Província de Santa Cruz, onde coordenou missões no Chile e no Paraguai e nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná, até ser transferido para a capital. Antes trabalhou por oito anos na sede da congregação em Roma, na Itália.
Em Curitiba o bispo vinha acompanhando os trabalhos da Pastoral da Saúde, o Movimento de Capelinhas, a Pastoral da Comunicação e colaborando com a elaboração do 17º Plano da Ação Evangelizadora da Igreja Católica no Brasil. Desde outubro de 2007, quando foi nomeado bispo auxiliar pelo Papa Bento XVI, também atuou como assessor eclesial do programa SOS Família e da Pastoral Familiar.
Seu lema episcopal é “O Amor de Cristo nos impele”, baseado na Carta de São Paulo aos Coríntios. (FB)
Deixe seu comentário