Prelazia de Coari comemora 50 anos de evangelização na Amazônia
Manacapuru – Amazonas (Quarta-feira, 24-07-2013, Gaudium Press) Desde quando foi fundada a Prelazia de Coari, no Amazonas, o intuito estabelecido pelos bispos e religiosos era de pregar o evangelho em vários pontos da região. Mais de 50 anos se passaram e a missão de levar a palavra de Deus aos amazonenses ainda continua viva.
Bispos reunidos durante a Assembleia Pastoral da Prelazia de Coari | Foto: CNBB |
Em Manacapuru, foi realizado entre os dias 19 e 21 de julho a 38º Assembleia Pastoral da Prelazia de Coari, que tinha como tema central “Abertura do ano jubilar da prelazia de Coari e os desafios do futuro: paróquia e catequese.”
Com inspiração na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos, “Sereis as minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8), o evento iniciou com a celebração solene na Igreja matriz de Nossa Senhora de Nazaré.
Dom Marcos Piatek, Bispo da Prelazia de Coari, presidiu a Santa Missa, concelebrada por Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo de Manaus, e por todos os padres da prelazia. Ao todo, vieram representantes das paróquias, pastorais e movimentos de toda a Prelazia de Coari.
O lançamento do livro de revista pelos 50 anos da prelazia aconteceu no último dia de festejos. À noite, houve Celebração Eucarística da abertura do Jubileu, presidida por Dom Luiz Soares Vieira, Bispo Emérito de Manaus.
Dom Elói Roggia, Dom Mário Pasqualloto, Dom Mário Clemente e Dom Gutemberg também estiveram presentes na assembleia.
A Irmã Irene Lopes, representante da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, revelou o que chamou mais a sua atenção durante os dias em que viajou pelo Regional Norte 1: a vida simples e a partilha do povo, tudo dentro da religiosidade cristã. (LMI)
Com informações CNBB
Deixe seu comentário