Gaudium news > Missa de abertura da JMJ

Missa de abertura da JMJ

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 24-07-2013, Gaudium Press) “Vamos construir pontes invés de muros.” Essa foi a afirmação do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, para os milhares de jovens que lotaram o Campus Fidei, palco que sediou a abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.

dom_orani.jpg
Dom Orani preside Missa de abertura da JMJ | Foto: Ronaldo Correia

Mesmo sob forte chuva e vento, os jovens vindos de todas as partes do mundo ouviram as palavras de Dom Orani, durante a Santa Missa de abertura da JMJ. O Arcebispo convidou os jovens a se comprometer com um novo mundo, a contagiar todos com a alegria e serem protagonistas e sentinelas do amanhã, de um novo amanhecer de esperança.

“Somos chamados a viver profundamente a fé neste tempo plural e tantos questionamentos, nesta mudança de época, mas com o entusiasmo e a coerência daqueles que são guiados pelo Espírito Santo”, disse Dom Orani aos jovens.

Segundo o Arcebispo, o programa missionário serve para “mostrar o rosto do jovem cristão que procura unir o testemunho de uma vida autenticamente cristã com as consequências sociais do Evangelho”, promovendo a “revolução do amor.”

“Nós queremos que todos e cada um se sintam acolhidos no abraço de Cristo, que nos chama a todos para estarem com ele na construção do Reino de Deus. Vamos juntos?”, conclamou ele os jovens.

jmj.jpg
Público presente para a Missa de abertura da JMJ, em
Copacabana | Foto: Angélica Rocha

Resumindo, Dom Orani acredita que “outro mundo é possível” construir, vendo nos jovens como “o presente esperançoso de uma sociedade que espera que sua crise de valores tenha uma solução.”

Cardeal Rylko: “derrubar os muros do egoísmo”

No final da Santa Missa, o Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para Leigos, órgão responsável pela organização da JMJ, convidou os jovens a abraçar e deixarem ser acolhidos pelo Cristo Redentor, ‘o verdadeiro protagonista do evento”:

“Confie a Ele todos os vossos projetos para o futuro, as vossas alegrias mais profundas e as decisões mais difíceis que precisarem tomar, vossos medos e inquietações que habitam vossos jovens corações”, disse o Cardeal.

Para Dom Rylko, a confiança em Cristo não deve fazer com que nos fechemos em nós mesmos, com nossas próprias certezas e comodidades. “Cristo nos chama a sair de nós mesmos e derrubar os muros do nosso egoísmo, para ir com coragem às “periferias” geográficas e existenciais do mundo, levando Cristo e seu Evangelho.”

Cerimônia de abertura da JMJ

Os jovens haviam chego a praia de Copacabana logo pela manhã de ontem, 23. As 15h, houve algumas apresentações artísticas e culturais de artistas nacionais e internacionais.

simbolos_peregrinos.jpg
Entrada dos símbolos peregrinos da JMJ | Foto: Ronaldo Correia

A chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora marcou o início do momento de oração, que logo depois, procedeu com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Orani.

A cerimônia oficial de abertura da Jornada Mundial da Juventude marcou também o lançamento do selo comemorativo da visita do Papa Francisco no Brasil. Um álbum com o selo foi dado ao Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, como presente. (LMI).

Com informações www.rio2013.com

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas