Um Santuário visitado por três Papas
Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 24-07-2013, Gaudium Press) A cidade de Aparecida sempre foi palco de eventos marcantes. Em outubro de 1717, uma imagem de Nossa Senhora foi encontrada no Rio Paraíba por pescadores. O fato fez com que a cidade recebesse o atual nome em honra à Santa Mãe de Deus que apareceu naquela região.
Desde essa época, inúmeros peregrinos acudiram aos pés da imagem da padroeira do Brasil, para rezar pedindo graças ou agradecendo as já concedidas. Dentre os milhares de visitantes que o Santuário acolheu em sua história, estão os últimos três últimos Papas.
Papa João Paulo II
No dia 4 de julho de 1980, o Papa João Paulo II esteve no Santuário Nacional. Por volta de 300 mil fiéis participaram da missa de sagração do altar presidida por ele na esplanada do Santuário, que em sua homenagem foi batizada como pátio Papa João Paulo II.
Ao final da celebração eucarística, o pontífice fez a consagração à Nossa Senhora Aparecida e deu a bênção aos fiéis com a imagem original da Santa. Nesse momento, informou a todos que concedia à igreja recém-sagrada, o título de Basílica Menor.
Papa Bento XVI
No dia 13 de maio de 2007, o Santo Padre Bento XVI, celebrou uma Santa Missa no pátio exterior do Santuário, no mesmo lugar onde seu predecessor presidiu o Sagrado Banquete. Após, a celebração, Bento XVI inaugurou a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (Celam).
Papa Francisco
Nesta quarta-feira, 24 de julho, mais uma vez o Santuário será visitado por um pontífice. Em sua primeira visita como Papa ao continente sul-americano, o Santo Padre Francisco é aguardado por milhares de peregrinos que estão ansiosos para acompanhar os passos do pontífice em terras brasileiras e ouvir sua voz de pastor.
Por Emílio Portugal Coutinho, direto de Aparecida para a Gaudium Press.
Deixe seu comentário