Cardeal de Madrid concede entrevista exclusiva para a Gaudium Press
São Paulo (Terça-feira, 23-07-2013, Gaudium Press) O Arcebispo de Madrid, na Espanha, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, visitou o Seminário Menor dos Arautos do Evangelho, em Caieiras, São Paulo. Junto com ele, vieram peregrinos espanhóis, que participam da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.
Cardeal Rouco Varela, Arcebispo de Madrid | Foto: Gustavo Kralj |
O Cardeal Rouco Varela, durante entrevista exclusiva para a Gaudium Press, contou sobre os preparativos feitos para a Jornada anterior, no ano de 2011, em Madrid, e os resultados obtidos diante da juventude espanhola.
O Arcebispo relatou que a JMJ 2011 foi “fruto de uma preparação muito pensada e vivida, desde o ponto de vista dos aspectos espirituais”, que serviram como preparação para a celebração do evento. As comunidades de vida contemplativa da Arquidiocese de Madrid também tiveram uma parcela de contribuição para o acolhimento dos jovens peregrinos:
“A oração cultivada e organizada desde o princípio do anúncio, por parte do Papa Bento XVI, em Sydney, que oficializou a próxima Jornada em Madrid, criou um clima muito eficaz, muito fecundo, que nos permitiu prepará-la bem para nossos jovens”, disse Varela.
O Cardeal destacou a preparação externa, que segundo ele, “foi meticulosa e ordenada”, não se limitando aos âmbitos próprios da vida da Igreja, bem como o ponto de vista da peregrinação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora, presentes do Papa João Paulo II aos jovens, pelas paróquias madrilenhas e por toda a Espanha.
“Foi um elemento que dinamizou os jovens desde o ponto de vista missionário, apostólico e evangelizador, pois tiveram que sair as ruas de Madrid, dar testemunhos e participar de vias sacras como peregrinos, indo de uma igreja a outra”, contou.
A colaboração das paróquias madrilenhas, junto ao seu povo, foi essencial para proporcionar uma Jornada de grandes desafios para a juventude mundial. As equipes de voluntários, preparadas para acolher os jovens estrangeiros, também tiveram sua parcela de contribuição para a realização do evento que acolheu o Papa Emérito Bento XVI:
“Creio eu, que pela graça de Deus, evidentemente, através de uma certa fé acolhida, tivemos dias repletos de muita graça da parte do Senhor. O Papa Bento XVI havia dito que a realização da JMJ era como uma cascata de luz e acrescentou que o fato repercutiu como uma nova forma de Evangelização em ato. Se quiser saber como evangelizar os jovens, basta ter como exemplo a Jornada em Madrid”, enalteceu.
A Jornada Mundial em Madrid ajudou na revitalização de alguns lugares situados na cidade espanhola. O Cardeal Rouco Varela ressaltou um dos eventos que contribuíram para a renovação de Madrid, que foi a Festa do Perdão:
“Creio que a Festa do Perdão ajudou muito e teve uma força expressiva, enorme, que chegava a toda a Espanha, pois nos ajudou a confirmarmos o caminho da recuperação do sacramento da penitência, que já havia se iniciado.”
A musicalidade atrelada a Liturgia da Palavra trouxe de volta os jovens a Igreja Católica. De acordo com Varela, o evento da Festa do Perdão impulsionou a juventude a “viver a liturgia de uma maneira que correspondesse com a profundidade espiritual, com a verdade e os mistérios da vida do Senhor, que exige um culto a Ele, nosso criador e salvador. Uma belíssima liturgia, do ponto de vista da expressão externa do cumprimento das normas litúrgicas, por meio de uma enorme vivência no Evangelho.”
Um momento considerado como “uma grande força orante e espiritualmente expressiva” foi narrado através das palavras do Cardeal. Durante a JMJ, uma forte tempestade atingiu a região onde estava o Papa Bento XVI com os jovens. Por mais forte que o vento soprava, não conseguia tirar a concentração do Santo Padre.
Após a chuva, houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento, e mais de 2 milhões de jovens se reuniram para um momento de devoção e fé.
“Creio que isso foi um fruto da boa experiência do sacramento da penitência. Os jovens deram um exemplo de uma nova humanidade através da vivencia aprofundada na presença de Deus. Eles mostraram como a sociedade pode viver em comunidade” elogiou o Arcebispo.
O Cardeal Rouco Varela não deixou de mencionar a participação dos jovens europeus no evento que receberá o Papa Francisco, e disse que este é o momento onde eles poderão abrir “este horizonte missionário, de uma forma mais real”, fortalecendo o espírito de renovação e vocação que o Pontífice vem trazer ao mundo.
Finalizando a entrevista, o Cardeal Rouco Varela espera que a JMJ, que será realizada no Rio de Janeiro, possa ser tão proveitosa quanto foi em Madrid:
“Vamos pedir ao Senhor que acompanhe o Brasil na Jornada Mundial da Juventude, na visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro e sobretudo, ao Santuário de Aparecida. Espero que os jovens, que representam o futuro de uma cidade, não caiam em tentação.” concluiu. (LMI)
Colaborou: Emílio Coutinho/ Leandro Massoni Ilhéu
Deixe seu comentário