Gaudium news > Araquari (SC) prepara-se para a Festa do Senhor Bom Jesus

Araquari (SC) prepara-se para a Festa do Senhor Bom Jesus

Araquari (Terça-Feira, 23/07/2013, Gaudium Press) -O município de Araquari, pertencente à diocese de Joinville, na Região Norte do Estado de Santa Catarina, promoverá de 28 deste mês até o dia 6 de agosto a festa do Senhor Bom Jesus, considerada a maior festividade religiosa da localidade. O evento, que já tem mais de 150 anos de tradição, atrai devotos vindos de todos os cantos do Brasil.

A programação da festa terá início no dia 28 deste mês, com a novena preparatória, e seguirá até o dia o dia 5 de agosto, sempre às 19h30min. Em cada noite da novena será refletido um tema específico e serão realizadas as seguintes bençãos especiais: aos empresários, comerciantes e funcionários públicos; aos grupos bíblicos de reflexão; às chaves de casas e carros; aos agricultores e pescadores; à fotografias e objetos de devoção; às famílias; às lideranças e entidades sócio-culturais; aos jovens e aos idosos.

No domingo, dia 4 de agosto, às 8h, haverá uma missa de acolhida aos romeiros, presidida pelo padre João Ilson. Logo em seguida, às 10h, será realizada a missa vocacional, com o padre Adalberto. E, às 15h, acontecerá a missa da indulgência plenária, celebrada pelo padre Everaldo.

No dia da festa, 6 de agosto, data em que a Igreja celebra a Transfiguração do Senhor, as atividades terão início às 8h com a missa de acolhida aos romeiros. Durante o dia serão realizadas missas às 10h, às 12h e às 15h, celebradas pelos padres Sildo, José Longen e Monsenhor Juca, respectivamente. Às 16h acontecerá a procissão do Senhor Bom Jesus de Araquari, com o padre Dúlcio.

Pelo histórico da festa, no dia festivo são realizadas diversas manifestações de fé dos fiéis: fotos e objetos são depositados na sala de milagres em testemunho de uma graça alcançada, pessoas de joelhos em frente à imagem do Senhor Bom Jesus e crianças e adultos vestidas de anjos e com a capa do Senhor Bom Jesus e também com velas grandes seguem a procissão para pedir e pagar suas promessas.

Os devotos já encontrarão o Santuário Senhor Bom Jesus mais bonito e com mais conforto para acolhê-los. A pouco tempo foi instalado o novo forro e também a nova iluminação do Santuário. O presbitério foi reformulado e a capela do Santíssimo encontra-se em um local mais apropriado.

História do Santuário se confunde com a história do município de Araquari.

O nome de Araquari, dado em 1943, na língua tupi-guarani significa “Rio de Refúgio dos Pássaros”. O nome foi dado em função do canal que serve de divisa entre os municípios de Araquari e São Francisco do Sul, onde em seus banhados habitavam expressiva quantidade de aves. Seus fundadores foram luso-brasileiros que moravam em São Francisco do Sul, interessados em explorar os recursos naturais existentes.

Araquari teve três outros nomes antes do atual. O primeiro nome do município, foi Paranaguá-Mirim, denominação original indígena. O segundo nome foi Senhor Bom Jesus do Parati, denominado quando a criação da paróquia/freguesia em 1854. Por fim, simplesmente Parati, quando da criação da vila (município) em abril de 1880, tendo permanecido tal denominação oficial até 1943, embora muitas pessoas de idade ainda chamem a comunidade de Parati.

A devoção

A devoção ao Senhor Bom Jesus de Araquari, com mais de 150 anos de história, atrai milhares de fiéis ao Santuário no dia 06 de agosto e também nas noites da novena. A procissão impressiona e emociona a todos pela grande manifestação de fé e louvor ao Senhor Bom Jesus. No ano passado, estima-se que o público da festa aproximou-se de 60 mil pessoas. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas