Boletim da Semana Missionária
Rio de Janeiro (Sexta-feira, 19-07-2013, Gaudium Press) Separamos mais notícias sobre os principais acontecimentos da Semana Missionária, evento que reúne jovens e peregrinos de diversas paróquias do Brasil para momentos de atividades sociais e culturais.
A preparação espiritual dos jovens, a animação e a expectativa pelo encontro com o Papa Francisco no Rio de Janeiro e os instantes finais para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), você confere aqui, na Gaudium Press:
São Paulo
Um representante de cada delegação de peregrinos estrangeiros e jovens brasileiros foram recebidos pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.
Participaram do encontro o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e o Arcebispo de Madrid, na Espanha, Dom Antonio María Rouco Varela e o Bispo Auxiliar da Arquidiocese e referencial do Setor Juventude, Dom Tarcísio Scaramussa. Bispos de outras dioceses do estado de São Paulo também estiveram presentes.
O Cardeal Dom Odilo espera que todos os jovens estrangeiros tenham sido bem acolhidos e que estejam gostando da estada na cidade. O Arcebispo de São Paulo agradeceu ao governador pela acolhida dos jovens no Palácio dos Bandeirantes e disse que a juventude representa não apenas a cidade, mas todo o Estado.
Em Campo Limpo, a comunidade da Paróquia São Pio X está acolhendo peregrinos de diversos países. Inclusive, eles participaram da Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Luxemburgo, Dom Jean-Claude Hollerich e concelebrada pelo Bispo de Solsona (Espanha), Dom Xavier Novell Gomá.
Na homilia, Dom Jean-Claude lembrou um dos temas que foram debatidos nos grupos formados durante o dia para meditar sobre temas atuais:
“Deus nos ama e Ele deseja que sejamos felizes. Quando falamos do céu, nada mais é do que falar da extensão da eternidade, dessa felicidade que Deus quer para nós. Ele quer seu povo livre”, disse o Arcebispo de Luxemburgo.
No final da celebração, os jovens paroquianos da Igreja São Pio X realizaram uma coreografia com a música “Luz das Nações”, com a apresentação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida aos peregrinos.
Belo Horizonte
A juventude mineira está entusiasmada com a chegada da JMJ. Jovens de diversas paróquias e estrangeiros participarão neste sábado, 20, a partir das 14h, da caminhada “A juventude quer viver”. O evento está incluso na programação da Semana Missionária e reunirá a mocidade em um momento de alegria e confraternização.
A caminhada servirá também para unir jovens no combate contra as drogas e a dependência química, buscando a paz e de uma vida mais espiritualizada e saudável.
Os jovens se concentrarão na Praça do Papa para acompanhar shows musicais, momentos de oração, além da caminhada pela Avenida Afonso Pena até a Praça da Estação.
No domingo, 21, encerra-se a Semana Missionária em Belo Horizonte na Praça da Estação, com apresentações musicais, artísticas e culturais, finalizando com a Celebração Eucarística e show com a cantora católica Celina Borges.
Juiz de Fora
O Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, realizou nesta última terça-feira, 16, o terço missionário.
Durante o momento de oração, Dom Gil dedicou cada mistério para os continentes, referindo-se aos peregrinos que participarão da Jornada Mundial da Juventude.
O Arcebispo refletiu que este momento que antecede a Jornada, deve ser propício para todos os católicos rezarem por todas as nações.
Na quarta-feira, 17, um grupo de franceses, acompanhado pelo Arcebispo de Toulouse, Dom Robert Le Gall, desembarcou na Nucleação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Bairu, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Houve festa para recepcionar os peregrinos da França. Dom Robert destacou que o objetivo do grupo é o aprofundamento na comunidade cristã de Juiz de Fora: “Nós estamos ávidos por conhecer a vida de Igreja de vocês, o modo como vocês vivem sua vida cristã, seja rezando, seja cantando”, ressaltou.
Hoje, panamenhos e chilenos chegaram na Arquidiocese de Juiz de Fora. A Paróquia São Mateus acolheu os primeiros peregrinos. O segundo grupo foi recebido pela Igreja São Pedro.
Padre Rafael, da Paróquia São Pedro, ressaltou que a igreja está recebendo os visitantes com satisfação e coração aberto, pois acredita que através da Semana Missionária e a JMJ, eles permanecerão em comunhão.
Vitória – Espírito Santo
Projetos sociais tem sido apresentados para os jovens estrangeiros durante a Semana Missionária, no Espírito Santo.
Os peregrinos que estão alojados na Paróquia Santa Mãe de Deus, em Vila Velha, visitaram uma instituição para idosos nesta quinta-feira, 18.
No mesmo dia, os jovens que chegaram na Paróquia Nossa Senhora da Penha visitaram um projeto social desenvolvido por crianças. O grupo de estrangeiros parecia encantado com a felicidade das crianças, que também se alegraram com este momento.
Neste domingo, 21, a juventude capixaba encerra as atividades e partirá em direção ao Rio de Janeiro para viver a JMJ. A Arquidiocese de Vitória já preparou toda a programação para a celebração do envio de jovens à cidade carioca.
O evento será realizado na Praça do Papa e iniciará as 9h com acolhimento aos paroquianos e peregrinos.
O Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Manchilha Vilela, presidirá a Celebração Eucarística, que será concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Rubens Sevilla e Dom Wladimir Lopes, e todo o clero arquidiocesano.
Manaus – Amazonas
A capital do Amazonas, Manaus, recebeu jovens mexicanos e educadores, que resolveram adentrar nas regiões amazônicas. Convívio na cidade, na selva e experiências missionária em famílias e comunidades eclesiais marcaram a passagem dos peregrinos.
Logo no início, foram acolhidos por uma comunidade marista, onde fizeram refeições e acampamento. Alguns deles, foram hospedados a convite de famílias amazonenses.
Ao todo, italianos, costa-riquenhos, venezuelanos, poloneses, argentinos, alemães e malasianos participarão de momentos alegres e de intercessão pela JMJ em Manaus.
Maceió – Alagoas
Os alagoanos, povo expressivo e hospitaleiro, receberam a chegada de peregrinos da França, que logo, começaram a desbravar alguns lugares da capital alagoana.
Na segunda-feira, 17, os franceses visitaram a Fazenda da Esperança, localizada em Marechal Deodoro. No dia seguinte, a Casa do Servo Sofredor, instituição situada em Bebedouro que acolhe moradores de rua e mantida pela Arquidiocese de Maceió, abriu as portas para os peregrinos.
Crianças dançando folguedos alagoanos e a recepção calorosa das religiosas que auxiliam a instituição marcaram o dia dos jovens franceses na Casa do Servo Sofredor.
Na noite do dia seguinte, os jovens estrangeiros que estavam alojados na Casa de Retiro das Irmãs Sacramentinas, em Riacho Doce, na região metropolitana de Maceió, participaram da Noite Cultural, evento programado pela Semana Missionária da Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro Jatiúca.
O Vigário Paroquial, Padre Márcio Manuel, recebeu a juventude peregrina e conduziu-os para um momento de oração na Capela do Santíssimo Sacramento. Jovens de diversas paróquias da região acolheram os franceses.
No final da Noite Cultural, o sacerdote agradeceu a participação dos peregrinos da França: “Recebemos com muita alegria todos vocês. Essa visita nos recorda que a nossa fé é universal. Ela está em todas as partes. Sejam sempre muito bem-vindos ao nosso Brasil, a nossa Maceió”, concluiu. (LMI)
Com informações Arquidiocese de São Paulo/ Arquidiocese de Belo Horizonte/ Arquidiocese de Juiz de Fora/ Arquidiocese de Manaus/ Arquidiocese de Alagoas/ Arquidiocese de Vitória





Deixe seu comentário