Região Sul do PaÃs acolhe milhares de peregrinos na Semana Missionária
Florianópolis (Sexta-Feira, 19/07/2013, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, acaba de receber 47 alemães que participarão da Semana Missionária, ação que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que ocorreá na próxima semana, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. Os jovens peregrinos da Alemanha foram acolhidos por 20 famílias do centro da capital catarinense.
Os visitantes vieram da cidade paranaense de Foz do Iguaçu, onde estavam desde segunda-feira à passeio. Em Florianópolis, de hoje até sábado eles participarão de uma série de atividades para que conheçam a vivência cristã da arquidiocese, o trabalho social e a cultura local. De acordo com o padre Ewerton Gerent, que é vigário da Catedral, as famílias acolhedoras foram preparadas para receber os peregrinos, com orientações de acolhida e de como conversar com eles.
A programação da Semana Missionária de quinta-feira teve início às 9h, com oração da manhã, na Catedral. Logo em seguida, os jovens seguiram para o Morro do Mocotó, no centro da cidade, para conhecer a Associação dos Amigos do Morro do Mocotó, na Prainha. Depois do almoço, eles conheceram um pouco mais de Florianópolis. No tuno da noite será houve uma Santa Missa na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.
Hoje, dia 19, haverá novamente a oração da manhã, na Catedral, às 9h, dessa vez reunindo os alemães e o grupo de peregrinos argentinos que serão acolhidos em Florianópolis. Depois os alemães conhecerão o Centro de Educação e Evangelização Popular – CEDEP, enquanto os argentinos conhecerão o Monte Serrat, e os projetos realizados na comunidade. Durante à tarde, todos eles farão um passeio para conhecer a cidade.
No sábado, dia 20, os peregrinos, as famílias que os acolheram e os jovens da região que irão para a Jornada Mundial da Juventude participarão da celebração de envio, que acontecerá às 10h, no Centro de Evangelização Angelino Rosa – CEAR, em Governador Celso Ramos. Os jovens que foram acolhidos na região norte da Arquidiocese participarão da Celebração de Envio no Santuário de Santa Paulina, no mesmo dia às 15h. As duas celebrações serão presididas pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.
Na manhã de domingo os peregrinos acolhidos em Florianópolis seguirão para o Rio de Janeiro, onde participarão da Jornada Mundial da Juventude.
Porto Alegre
A Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, está acolhendo mais de 1500 peregrinos estrangeiros durante a Semana Missionária, onde os jovens estão envolvidos em atividades sociais e missionárias nas mais de 150 paróquias da região. Já o Vicariato de Gravataí está recebendo 170 peregrinos vindos da França, Equador e Argentina.
No último dia da Semana Missionária, dia 20 de julho, o tradicional Parque da Redenção de Porto Alegre, será o palco para o encerramento das atividades da semana, com a celebração de envio dos peregrinos e dos jovens da arquidiocese para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
A programação começará às 8h com uma típica “mateada” gaúcha, apresentações artísticas e a oração do terço em cinco idiomas. Às 10h, será realizada a Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Dadeus Grings, concelebrada pelos bispos dos países que estão peregrinando pela arquidiocese. A programação será encerrada com um almoço de confraternização.
Santa Maria
Na arquidiocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a Semana Missionária iniciou oficialmente no dia 16 de julho, às 19h30min, na Praça Saldanha Marinho, onde foi celebrada a Santa Missa. Após a celebração, os participantes do encontro fizeram uma caminhada até olocal onde recentemente morreram mais de 200 jovens. Depois, foi realizada uma vigília na Catedral Diocesana, quando os fiéis fizeram orações pelas vítimas daquela tragédia.
Na quinta-feira, às 19h30min, dentro da programação da semana, foi realizada uma Noite Cultural, na Paróquia das Dores. Hoje, dia 19, desde às 8h30min, acontecerão conversas com os jovens, além de distribuição de panfletos sobre a JMJ na Universidade Federal de Santa Maria. Às 19h30min, haverá a missa de envio dos peregrinos na Basílica da Medianeira. E no sábado, dia 20, a partir das 14h, os jovens irão fazer uma visita a aldeia indígena dos índios guaranis. (FB)
Deixe seu comentário