Gaudium news > Diocese colombiana renova seu compromisso em defesa da dignidade humana

Diocese colombiana renova seu compromisso em defesa da dignidade humana

Santa Rosa de Osos – Colômbia (Quinta-feira, 18-07-2013, Gaudium Press) Recentemente, no marco da jornada de formação dos presbíteros, a Diocese de Santa Rosa de Osos (Colômbia), reiterou seu compromisso com a promoção e defesa da dignidade humana.

Este compromisso, ao que se uniu o Observatório de Realidade do Secretariado Nacional da Pastoral Social (SNPS) e a Cáritas Colombiana -que participou do encontro sacerdotal-, nasceu em resposta ao aumento da violência que afeta as famílias e fiéis da jurisdição eclesial.

dom_jorge_alberto_ossa_soto.jpg

Dom Jorge Alberto
Ossa Soto, Bispo
da Diocese de Santa
Rosa de Osos
(Colômbia).

No dito encontro com o presbíteros da Diocese, na qual se falou sobre os impactos das indústrias extrativas e os efeitos da construção de hidroelétricas para as comunidades da região, o Bispo diocesano, Dom Jorge Alberto Ossa Soto, em união com o SNPS, animou aos sacerdotes de sua diocese para que continuem acompanhando e apoiando a promoção e defesa da dignidade das pessoas que não contam com condições que garantam sua qualidade de vida.

De acordo com uma investigação realizada pelo Observatório de Realidade do Secretariado Nacional da Pastoral Social do SNPS, entre os efeitos negativos que foram gerados por causa dos projetos que se adiantam na região encontram-se o aumento nos índices de pobreza, o alcoolismo, o uso de drogas e a perda de tradições das comunidades campesinas da diocese.

“A situação em nossa região se degradou a tal ponto que bem poderíamos falar de uma verdadeira crise. Se subverteram os valores, ao mal o estamos chamando bem e ao bem, mal (…) A vida não vale nada, nem parece importar; se pisoteia a dignidade das pessoas”, sentenciou o Bispo de Santa Rosa de Osos em uma Carta Pastoral que dirigiu à comunidade eclesial no mês de março deste ano.

Precisamente nesta mesma carta, o prelado colombiano também se manifestou alarmado pela crescente descomposição dos lares: “Cresce a secularização e descomposição dos lares, aumenta o número de crianças e jovens, cujos pais encontram-se separados. Temos descuidado a formação na virtude e o bem, e perdido os modelos sólidos da autoridade”.

Apesar disso, Dom Ossa Soto também disse que como sinal de esperança, a diocese conta “com muitíssimas pessoas de bem que creem em Deus e na pessoa humana” e que, com um trabalho honesto, “contribuem positivamente na construção de uma região melhor”.

Igualmente exortou: “Todos temos na atual situação, sem desfalecer, a imperiosa necessidade de cumprir o dever de formar novamente as consciências, por sentido de humanidade. Sem uma troca radical em nosso modo de ver e de julgar o mundo e a nós mesmos, não há saída possível”. (GPE/EPC)

Com informações da Diocese de Santa Rosa de Osos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas