Últimas da Semana Missionária
Rio de Janeiro (Quinta-feita, 18-07-2013, Gaudium Press) Começamos esta quinta-feira, 18, mostrando os principais acontecimentos da Semana Missionária em cada estado brasileiro. A preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) conta com a participação de milhares de jovens estrangeiros em mais de 150 cidades do Brasil durante momentos de oração e meditação, além de atividades culturais e sociais inseridas no contexto do evento.
Recife – Pernambuco
Demonstrações de fé e devoção não faltaram para os fiéis de Recife. Evento precedente da JMJ, a Festa de Nossa Senhora do Carmo fez o lançamento da Semana Missionária de Olinda e Recife, nesta terça-feira, 16. Logo após, houve missa campal presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido.
Por volta das 17h, a procissão da imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo seguiu em direção a Olinda. A imagem foi carregada pela primeira vez em uma carroça própria, envolta por uma berlinda, assim como é realizado na Festa do Círio de Nazaré, em Belém.
Minas Gerais
A movimentação de peregrinos é grande na capital mineira. Na manhã desta quarta-feira, 17, um grupo de jovens do Equador, México e Venezuela se reuniu na Praça da Liberdade para celebrar momentos de oração e confraternização. Os estrangeiros realizaram atividades como o Giro Cultural e o Festival de Artes.
A Paróquia Santa Teresa proporcionou uma noite agradável para seus visitantes. Músicas e comidas típicas animaram a juventude peregrina em Belo Horizonte.
Os Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros Silva, e o Padre Márcio Ribeiro, saudaram com boas vindas os jovens estrangeiros presentes na noite cultural. Os dois ressaltaram a importância dos momentos de convivência, partilha e comunhão que a Semana Missionária oferecerá a juventude.
Já na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Bairro da Floresta, Dom Justino presidiu Eucaristia com jovens da Argentina e México nesta quarta-feira, 17.
O Bispo Auxiliar disse que é preciso ouvir os jovens, pois Deus revela a eles muitas coisas: “Participar da Semana Missionária e da Jornada Mundial da Juventude é uma oportunidade única e uma grande preparação. Voltem às suas casas levando daqui o melhor. Leve aos outros jovens tudo o que aprenderem. Que a experiência de vocês aqui na Arquidiocese de Belo Horizonte seja muito bonita e forte”, disse Dom Justino aos peregrinos.
Fortaleza – Ceará
Os cearenses estão vivendo o clima da festa da juventude. Para comemorar a chegada da Jornada Mundial da Juventude, Fortaleza sediará a maior celebração “Pré-JMJ”: o Festival Halleluya, que será realizado entre os dias 17 e 21 de julho. O evento é dedicado à Jornada, que receberá a visita do Papa Francisco, no Rio de Janeiro.
Segundo expectativas dos organizadores do Festival, o intuito é reunir mais de 1,2 milhão de pessoas em cinco noites de atividades culturais.
O Festival Halleluya é promovido pela Comunidade Católica Shalom, de Fortaleza, e contará com 30 atrações nacionais e três internacionais. Recentemente, entrou para o calendário oficial de eventos do estado do Ceará.
A Semana Missionária na Arquidiocese de Fortaleza foi inaugurada nesta segunda-feira, 15, pelo Arcebispo Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.
Goiânia
Nesta terça-feira, Dom Washington Cruz, Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, presidiu a Santa Missa de abertura da Semana Missionária na Catedral Metropolitana. O Monsenhor Beniamino Pizziol, Bispo de Vicenza, na Itália, concelebrou a Eucaristia.
Um almoço de confraternização entre os jovens goianos e estrangeiros brindou o espírito da JMJ. A visita dos peregrinos ao Memorial do Cerrado, complexo cultural pertencente a Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) marcou a manhã desta quarta-feira, 17.
Animações musicais não ficaram de fora. O grupo formado por mexicanos compartilhou experiências com os jovens paroquianos e pareciam deslumbrados com a alegria dos brasileiros pela Jornada. Uma roda de capoeira também chamou a atenção dos latino-americanos.
Rio de Janeiro
Para fecharmos a edição das últimas notícias de hoje sobre a Semana Missionária, no Rio de Janeiro, o clima de espera toma conta dos cariocas, que aguardam os peregrinos que visitarão o palco da JMJ.
Em Petrópolis, o Bispo de El Salvador, Dom José Rauda, celebrou Santa Missa na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição para jovens da América Latina.
Dom José refletiu sobre a importância das pessoas se abrirem para a vontade de Deus:
“Deus sempre toma a iniciativa de nos chamar, pois Ele necessita de operários para sua obra, pessoas espertas, não desocupadas, mas sim dispostas a trabalhar. A nós é dado o dom dos carismas, como foi dado a Moisés. A primeira vocação de um projeto é o encontro com Cristo. Por isso, é preciso escutar, estar atento. Deus pela misericórdia em Jesus nos chama a vocação com entusiasmo e esperança”, disse.
A Comunidade Católica Jesus Menino acolheu um grupo de peregrinos chilenos. Recebidos pelo fundador da comunidade, Antônio Tavares, os jovens estão alojados no Santuário Nossa Senhora do Amor Divino e foram acompanhados por paroquianos da região para conhecer mais sobre a história e o carisma do Jesus Menino.
Durante um momento de oração, Antônio pediu para que os chilenos abraçarem os demais acolhidos, como um gesto de amizade e amor ao próximo:
“Abracem cada um deles. Talvez esse seja o abraço mais próximo de Jesus que vocês vão ter”, propôs.
Já em Niterói, a Comunidade Católica Santos Anjos celebrou seus 20 anos de missão recebendo a juventude ligada as Pontifícias Obras Missionárias (POM), do Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, e Angola, que participam da Semana Missionária na cidade de São Gonçalo.
Os peregrinos tiveram a oportunidade de conhecer as obras de evangelização da comunidade, além de participar de momentos de partilha e oração pela Jornada.
Os estrangeiros também visitaram a Paróquia São Sebastião de Itaipu, que abriga um grupo de poloneses. O Padre Casimiro Pac, espera que “esta Semana Missionária deixe a marca em nós de como trabalhar, evangelizar e sofrer juntos.” (LMI)
Com informações Arquidiocese de Goiânia/ Arquidiocese do Rio de Janeiro/ Arquidiocese de Belo Horizonte/ Arquidiocese de Fortaleza/ CNBB





Deixe seu comentário