Gaudium news > "O fenômeno religioso: como entender" será lançado em Santa Catarina

"O fenômeno religioso: como entender" será lançado em Santa Catarina

Xanxerê (Terça-Feira, 16/07/2013, Gaudium Press) No último dia 6 de julho, no centro comunitário da Paróquia Senhor Bom Jesus, da cidade de Xanxerê, pertencente à diocese de Chapecó, no Estado de Santa Catarina, o padre Ivo Pedro Oro fez o lançamento oficial do seu livro “O fenômeno religioso: como entender”. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, além de amigos e colegas do sacerdote, e também do bispo diocesano dom Manoel João Francisco.

De acordo com a assessoria de comunicação da diocese de Chapecó, a obra apresenta informações e subsídios científicos para a compreensão do que está acontecendo no campo religioso brasileiro. Na publicação, o autor faz uma descrição das situações sociais e culturais que interferem e contribuem na produção religiosa e mostra como toda essa produção tem uma implicação sociopolítica.

Para a realização desta análise, padre Ivo abordou alguns conceitos e apresentou dados atualizados das mudanças recentes, conforme o Censo 2010, quem cresceu, quem diminuiu e por quê. Após a análise dos dados, ele apontou quais são as tendências predominantes no atual panorama sociocultural-religioso da população brasileira; para que direção estamos caminhando.

Segundo a coordenação do evento de lançamento, o livro é de imensa utilidade, tanto para quem trilha os espaços de colégios e universidades, como para animadores e lideranças religiosas e populares. Trata-se de uma rica contribuição para uma análise científica do panorama social religioso, para uma vivência de fé mais esclarecida e assumida ou mesmo para desempenhar com mais sabedoria algum ministério em sua instituição religiosa.

Para o autor da obra, o leitor, mesmo uma pessoa simples e sem muita escolaridade, não terá dificuldade de enriquecer-se com o conteúdo elaborado e descrito, de forma viva e prática, na publicação. Como ele afirma na conclusão do livro, “ante os graves problemas sociais, econômicos, políticos e ambientais, vividos pelos mais de 7 bilhões de seres humanos, cremos que as religiões e as vivências de fé têm um potencial incomensurável para contribuir na construção de outro mundo possível”. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas