Gaudium news > Vidigal acolhe símbolos da JMJ

Vidigal acolhe símbolos da JMJ

Rio de Janeiro (Terça-feira, 16-07-2013, Gaudium Press) Mais pessoas tiveram o privilégio de acompanhar a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Desta vez, a parada foi na Favela do Vidigal, situada na Zona Sul do Rio de Janeiro.

vidigal_e_simbolos.jpg
Durante procissão, moradores da Favela do Vidigal levam a Cruz e o Ícone
de Nossa Senhora, símbolos da JMJ | Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

A alegria era contagiante. Sorrisos de crianças e adultos eram nítidos durante a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, presentes do Beato João Paulo II aos jovens.

A comunidade parecia sentir a emoção de ver, nos símbolos, a imagem de Carol Wojtyla, o Papa que mudou a história dos moradores da Favela do Vidigal nos anos 1980. Na ocasião, João Paulo II enfatizou a boa vontade e hospitalidade das pessoas mais pobres que o acolheram:

“Entre vocês são muitos os pobres. E a Igreja, em terra brasileira, quer ser a Igreja dos pobres”, discursou o Papa na época.

Frei Alessandro Dias, Pároco da Igreja Santa Mônica, que atende a Capela Nossa Senhora do Consolação, recordou a passagem do Pontífice pela Favela do Vidigal:

“Buscou aqui uma oportunidade de rezar na pequena capela, conhecida carinhosamente como a Capela do Papa, e quis encontrar-se com o povo humilde e sofrido em sua própria realidade”, disse Frei Alessandro.

Outro sacerdote, Padre Luiz Alberto Correia e Castro, que na ocasião, trabalhou zelando a segurança do Papa, afirmou que João Paulo II chamou a atenção do mundo para as necessidades dos mais carentes, motivando uma intensa mudança na mentalidade das pessoas e nas questões sociais do Vidigal.

Ao descer a Favela do Vidigal, os símbolos da Jornada seguiram em peregrinação pela orla, fazendo uma parada em Copacabana, palco da Missa de abertura da JMJ e da Via Sacra dos jovens. Em seguida, o Largo do Machado recebeu a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, que ficaram expostos para veneração em praça pública. (LMI)

Com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas