Arquidiocese de Curitiba realiza a última Vigília de oração pelo êxito da Jornada Mundial da Juventude
Curitiba (Sexta-Feira, 12/07/2013, Gaudium Press) Hoje, dia 12 de julho, a partir das 23h, a arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, realizará a última Vigília de Oração rumo à Jornada Mundial da Juventude, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, na capital paranaense. Desta vez os jovens também rezarão na intenção da Semana Missionária, que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de julho, com a acolhida de aproximadamente 5 mil peregrinos vindos de diferentes países.
A vigília, que vem sendo realizada mensalmente, há um ano já, começa com a celebração da santa missa e prossegue até às 6h da manhã com momentos de oração, reflexão e partilha. Segundo os organizadores da vigília, a iniciativa surgiu para atender ao pedido do Papa Bento XVI, que pediu aos jovens de todo mundo para se unirem e rezarem pelo êxito da JMJ, que acontecerá de 23 a 28 deste mês, no Rio de Janeiro.
Para Heder Carlos Teixeira, membro da equipe de organização do evento, além da oração, que foi crescendo como prática da juventude, esta experiência da vigília trouxe também a possibilidade de conhecimento de cada cada expressão de evangelização juvenil e o jeito de ser Igreja de cada jovem. O Santuário Nossa Senhora do Carmo fica localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, número 8520, no bairro Boqueirão.
No que diz respeito a Semana Missionária, que será incluída nas orações da vigília, desde a última quarta-feira algumas paróquias da arquidiocese de Curitiba já estão acolhendo peregrinos vindo de vários países, mas a grande maioria, cerca de 5 mil peregrinos espanhóis, poloneses, ingleses, entre outras nacionalidades, deverão chegar neste final de semana.
Alguns dos lugares que receberão uma parte do peregrinos são: Paróquia Senhor Bom Jesus, no Centro, que acolherá 44 poloneses; Paróquia São Pedro, em Umbará, que acolherá 44 argentinos; Paróquia São Paulo Apóstolo, em Uberaba, que receberá 104 peregrinos italianos, argentinos, americanos e canadenses; Paróquia S. José Trabalhador, em Campina do Siqueira, que acolherá 35 peregrinos do Equador; e o Santuário Nossa Senhora do Carmo, que receberá 144 visitantes espanhóis.
Os jovens visitantes passarão os dias que antecedem o encontro com o Papa Francisco conhecendo a realidade social, cultural e religiosa de cada região. A programação da Semana Missionária inclui celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento, visitas a projetos sociais e missões populares, participação em shows culturais e passeios turísticos, entre outras atividades.
No dia 20 de julho, a partir das 13h30min, acontecerá o encerramento da Semana Missionária, com uma varidade de atividades. Um dos shows que marcará o dia será do cantor e compositor estrangeiro Tony Melendez, que nasceu sem os braços, mas toca instrumentos musicais com os pés. A celebração de envio para a JMJ será realizada às 16h, com a presidência do arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, e concelebrada por bispos auxiliares e bispos estrangeiros.
A Jornada Mundial da Juventude, que será realizada pela primeira vez no Brasil, deverá reunir cerca de 2,5 milhões de jovens no Rio de Janeiro. (FB)
Deixe seu comentário