Gaudium news > Paróquia da diocese de Erexim realiza missões jovens com os símbolos da JMJ

Paróquia da diocese de Erexim realiza missões jovens com os símbolos da JMJ

Erexim (Quinta-Feira, 11/07/2013, Gaudium Press) A Paróquia Santa Luzia, no bairro Atlântico, da diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul, no início deste mês, de 1º a 7 de julho, realizou as missões jovens, com a peregrinação da réplica dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. A iniciativa teve como motivação a urgência da evangelização dos jovens, principalmente no meio urbano, o Ano Diocesano e a JMJ.

Aproximadamento 60 jovens das comunidades da paróquia e de outras dioceses participaram de diversas atividades cooordenadas pelo pároco padre Moacir Noskoski, juntamente com o assessor padre Maicon Malcarne e do jovem da Pastoral da Juventude Ricieri Benedetti. Durante os sete dias os jovens visitaram as famílias da região, com benção das casas, animaram momentos de formação e convivência, além de celebrações jovens em todas as comunidades da paróquia.

A programação das missões jovens se encerrou no domingo, dia 7, às 18h, com a celebração da santa missa na Igreja Santa Luzia, com a presença de muitos jovens e demais paroquianos. Ao fim da missa, a réplica dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude foi entregue a representantes da comunidade Santa Clara, no bairro Petit Vilage, e da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Progresso.

Réplica dos símbolos da JMJ

A diocese de Erexim providenciou uma réplica da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora: símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A réplica passou em algumas paróquias e percorrerá as outras até a véspera da JMJ, a realizar-se na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, com a presença do Papa Francisco.

Em 1984, o papa João Paulo II deu aos jovens essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. E desde esse ano, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. A partir de 1994, a Cruz peregrina pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

Já em 2003, João Paulo II presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.(FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas