Diocese de Bacabal (MA) promove 1º Encontro da Juventude Missionária
Bacabal – Maranhão (Quinta-feira, 11-07-2013, Gaudium Press) A Diocese de Bacabal, localizada no estado do Maranhão, promoveu na cidade de Trizidela do Vale nos dias 15 e 16 de junho, o 1º Encontro de Articulação da Juventude Missionária.
O encontro articulado pela coordenação diocesana da Infãncia e Adolescência Missionária (IAM), reuniu representantes de nove paróquias da região no Colégio Frei Germano de Cedrate. O coordenador da JM do Maranhão, Liebert Douglas, e o responsável pela IAJUM na Diocese de Bacabal, Diácono Aurélio Martins, realizaram a assessoria do evento.
Liebert Douglas deu início a formação, apresentando a organização missionária no Brasil e o trabalho desenvolvido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM). O principal assunto debatido no encontro foi a missão da Juventude Missionária e sua identidade:
“Ser jovem missionário é passar aquela paz de espírito adquirida pelos membros a cada encontro, abalando as estruturas e tendo como ferramenta o carisma da JM. Precisamos comunicar nossa experiência e vivência às outras pessoas, testemunhando a experiência em Cristo que se firma em solidariedade, oração e compromisso”, disse Liebert.
O tema do encontro “Jovens, Jesus te chama, capacita e te envia”, foi abordado pelo Diácono Aurélio Martins. Através do Evangelho de São Lucas (10, 1-12), um vídeo foi passado para os que estavam presentes no evento, mostrando a realidade e o sofrimento de um povo que necessita de solidariedade:
“Nos dias atuais, existem os lobos que precisamos vencer com a nossa fé. Precisamos vencer o lobo das drogas, da prostituição, do consumismo, da bebida alcoólica. O pior dos lobos está dentro de nós, que temos a missão de anunciar Jesus Cristo: é o lobo do comodismo”, ressaltou o Diácono.
O Diácono Aurélio afirmou que ter medo do chamado de Deus é sinal de vocação. Além disso, ele enfatizou que todos possuem vocações para a missão de anunciar o Evangelho.
Durante a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, a JM terá uma programação especial na Sede Missionária organizada pelas POM.
A coordenadora diocesana da Infância e Adolescência Missionária, Ana Cleres Silva, revelou o roteiro de peregrinação das imagens dos padroeiros das Missões, São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, pelas paróquias da região, em comemoração aos 170 anos da IAM pelo mundo.
No final, o Bispo da Diocese de Bacabal, Dom Armando Guterrez, ao realizar o envio, entregou aos participantes um certificado e o crucifixo, motivando os missionários para a missão. (LMI)
Com informações Jovens Conectados
Deixe seu comentário