Eslováquia cunha moedas com imagens de São Cirilo e São Metódio
Bratislava – Eslováquia (Quinta-feira, 11-07-2013, Gaudium Press) Finalmente a opinião pública eslovaca se impôs, e foram cunhadas as moedas previstas com a imagem de São Cirilo e São Metódio, evangelizadores dos povos eslavos.
São Cirilo e São Metódio, ainda que de origem grega, exerceram prioritariamente seu apostolado na Gran Moravia, região que hoje está na parte oriental da República Checa e parte da Eslováquia.
Como dissemos, a opinião pública eslovaca se impôs diante das objeções apresentadas pela Comissão Europeia, organismo que objetou o desenho apresentado para as moedas de dois euros que comemorariam os 1.150 anos da chegada de São Cirilo e São Metódio aos povos eslavos. A Comissão alegava que para respeitar a diversidade religiosa da União Europeia, não se deve dar preferência aos símbolos de um determinado credo.
A discussão chegava até as minúcias. A Comissão não podia opor-se à Cruz de dois travessões que se ergue sobre um monte de três picos, pois este é o símbolo nacional eslovaco, que já figura em algumas moedas que circulam no país. Mas se contrariava com as auréolas dos dois santos e com as cruzes na estola de São Metódio.
Diante das objeções, o Banco Nacional da Eslováquia realizou um novo desenho, que entretanto foi mal recebido pela opinião pública do país. Finalmente a Comissão Europeia anunciou no final do ano passado que retirava as objeções.
Após viver a dura experiência comunista, o país mostra um cristianismo dinâmico. Dentre seus habitantes, 84% se declaram cristãos. (GPE/EPC)
Com informações do Portal ReligionenLibertad.
Deixe seu comentário