JMJ: juventude carioca em festa com os símbolos peregrinos
Rio de Janeiro (Segunda-feira, 08-07-2013, Gaudium Press) A juventude do Rio de Janeiro está cada vez mais ativa nos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A festa pela chegada dos símbolos, neste último sábado, 06, contou com a presença de diversos jovens pertencentes à Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Após passarem por todas as dioceses brasileiras, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram por volta das 7h na cidade do Rio de Janeiro, onde houve caminhada até a Catedral Metropolitana de São Sebastião.
A “festa da acolhida”, realizada as 17h, com Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, reuniu as famílias que vão acolher os peregrinos brasileiros e estrangeiros durante a JMJ. A Santa Missa proporcionou aos fiéis momentos de reflexão e oração pelo evento da juventude.
“Eis que, já próximos da Jornada, não só a Cruz, mas também o Ícone de Nossa Senhora, chegam a terras cariocas e, pelo calor do acolhimento, temos um sinal do que faremos durante a JMJ”, disse Dom Orani durante homilia.
No domingo, 07, foi a vez do Parque Municipal da Quinta da Boa Vista presenciar a felicidade estampada no rosto da juventude. Palco da Feira Vocacional da JMJ, inúmeros jovens missionários, reunidos em frente ao Museu Nacional, foram abençoados pelos ícones deixados pelo Beato João Paulo II.
O Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Padre Cláudio dos Santos, acolheu a Cruz e o Ícone, que participaram de cortejo em direção ao Mosteiro Nossa Senhora da Ajuda, em Vila Isabel.
Segundo Padre Cláudio, “a maior alegria desta peregrinação é perceber o fortalecimento da fé de cada pessoa, de cada paróquia, de cada comunidade. Não é só uma comunidade, mas todas estão juntas vivendo essa alegria de ter uma experiência com Deus através destes símbolos.”
Saindo do Mosteiro Nossa Senhora da Ajuda, os símbolos foram conduzidos até a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, onde Dom Orani presidiu a Eucaristia. A relíquia do Papa João Paulo II também esteve presente na celebração.
Durante a homilia, o Arcebispo do Rio de Janeiro reafirmou o compromisso da juventude em proclamar o Evangelho, apesar das adversidades: “O Senhor escolheu aqueles que ele queria que fossem à frente e anunciassem o Reino de Deus. E é isto que fazemos hoje em dia: vamos anunciando e preparando o caminho do Senhor. Somos chamados a mostrar que é possível deixar o Senhor reinar nos corações quando damos o nosso testemunho.” (LMI)
Com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
Deixe seu comentário