Gaudium news > Católicos chineses rezam por Bispo Dom Ma Daqin, preso há um ano

Católicos chineses rezam por Bispo Dom Ma Daqin, preso há um ano

Xangai, China (Segunda-feira, 08-07-2013, Gaudium Press) Os católicos chineses estão rezando sem interrupções por Dom Thaddeus Ma Daqin, Bispo de Xangai, na China, que está sob prisão domiciliar desde o dia de sua ordenação há um ano atrás, em 7 de julho de 2012.

Nos últimos 12 meses, o silêncio forçado de Dom Ma Daqin e sua ausência geraram comoção e apoio da Igreja Católica no mundo todo. Sua coragem e lealdade para com o Papa deu força e esperança para os católicos, dentro e fora da China. O caso de Dom Ma, a morte de Dom Aloysius Jin Luxian, e antes disso, a renúncia do Bispo auxiliar Xing Wenzhi, lançaram uma sombra sobre o futuro da diocese local.

Em vingança contra Dom Ma, as autoridades locais fecharam os seminários preparatórios e teológicos de Sheshan. Fontes em Xangai dizem que, após um período em prisão domiciliar no seminário de Sheshan, Dom Ma foi tirado do santuário. Ele foi levado antes da morte de Dom Jin, no mês de maio, quando os peregrinos rezavam a Nossa Senhora no Santuário de Sheshan.

Fontes disseram que o Bispo Católico foi forçado a estudar em um instituto socialista em Xangai, outros disseram que ele foi levado para Pequim. Todos, no entanto, continuam rezando por sua volta à comunidade local e à diocese. “Temos muitas saudades dele”, declarou um católico da diocese. “Nós gostaríamos de vê-lo, mas temos de ser pacientes, como o Papa Francisco nos ensina”.

Bento XVI nomeou Dom Ma como bispo coadjutor de Xangai, uma escolha reconhecida pelo governo. Em 7 de Dezembro de 2012, porém, as autoridades governamentais locais o afastaram de seu cargo, acusando-o de violar os regulamentos religiosos do país. Muitos católicos estão orgulhosos dele, por sua coragem, sabedoria e exemplo de Fé. (RMDC)

Com informações de AsiaNews

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas