Síria: jihadistas ameaçam mosteiro e sacerdote belga
Damasco, Síria (Sexta-feira, 05-07-2013, Gaudium Press) O sacerdote belga, Padre Daniel Maes, de 74 anos, da congregação dos “Cônegos Regulares Premonstratenses”, tem sido ameaçado por grupos jihadistas que pretendem eliminá-lo e invadir o mosteiro de São Tiago Mutilado, em Qara, a 90 quilômetros ao norte de Damasco.
O mosteiro pertence à diocese de Homs, e está localizado em uma área que poderia ser ocupada para se tornar base logística dos rebeldes. Após a morte do Padre François Murad, no último dia 23 de junho, a comunidade católica na Síria está preocupada. As linhas de comunicação com o mosteiro estão interrompidas. O alerta foi dado por alguns líderes católicos sírios e pelas famílias dos monges que vivem no mosteiro, pertencentes a nove nacionalidades diversas. Desde o início da guerra civil síria, o mosteiro acolhe famílias de refugiados.
O Padre Daniel mantém contatos estreitos com grupos de sírios na França, Bélgica e Holanda, através associações de voluntariado que enviam ajuda para o trabalho caritativo do Padre. Recentemente o sacerdote denunciou a ‘limpeza étnica’ realizada contra os cristãos em Qusair, quando a cidade foi tomada por rebeldes e por grupos jihadistas. (RMDC)
Com informações de Rádio Vaticano
Deixe seu comentário