Curso Nacional de Música Sacra é promovido na Espanha
Guadix – Espanha (Quarta-feira, 03-07-2013, Gaudium Press) Por ocasião do 50º aniversário da aprovação da Constituição sobre a Sagrada Liturgia “Sacrosanctum Concilium”, do Concílio Vaticano II, a Espanha acolherá um curso nacional sobre Música Sacra.
Organizado pela Catedral de Guadix (Espanha), com o apoio da Federação de Pueri Cantores do país europeu, o curso será voltado aos diretores de coro, cantores, organistas e outras pessoas que trabalham na animação musical das paróquias.
O coordenador do encontro acadêmico, diácono Francisco Javier Jiménez, falou sobre o curso e a importância da música dentro da liturgia. “No 50º aniversário da aprovação da Constituição sobre a Sagrada Liturgia, ‘Sacrosanctum Concilium’, do Concílio Vaticano II, e no final deste Ano da Fé, que foi convocado pelo Santo Padre Bento XVI, a Igreja segue vendo a necessidade de expressar a Fé mediante a beleza em nossas celebrações litúrgicas. A música é, talvez, o melhor modo de contemplar a beleza que procede de Deus”, declarou.
O diácono também tratou do importante trabalho dos músico na liturgia. “A música tem a missão sacramental de tornar mais acessíveis as realidades invisíveis, e, dada a relevância desta tarefa, não se pode deixar de lado a questão como algo embaraçoso que tem que se evitar. O Papa Paulo VI deixou clara qual é a missão dos artistas, missão que podemos aplicar perfeitamente aos músicos: ‘Vós nisto são maestros. É este vosso ofício, vossa missão: vossa arte é certamente aquela de entender os tesouros do céu, do espírito e revesti-los de palavra, de cor, de formas, de acessibilidade'”.
Durante o curso se contará com a presença de professores com experiência em liturgia, canto gregoriano, direção coral, órgão, improvisação e composição. (GPE/EPC)
Com informações da Arquidiocese de Guadix.
Deixe seu comentário