Gaudium news > Começa projeto de construção de templo no Paquistão para comunidade cristã resgatada da escravidão

Começa projeto de construção de templo no Paquistão para comunidade cristã resgatada da escravidão

Faisalabad – Paquistão (Segunda-feira, 01-07-2013, Gaudium Press) A Paróquia de São Paulo, localizada à 15 milhas de Faisalabad (Paquistão), começou o projeto de construção de uma capela para a comunidade cristã local, para a qual estão sendo planejadas também soluções de moradia, educação e serviços de saúde. A iniciativa do pároco, Padre Emmanuel Parvez, é possibilitar alternativas que permitam aos fiéis viver em condições dignas e deixar o trabalho nas fábricas de tijolos, onde padecem uma moderna forma de escravidão.

menino_jesus_de_praga_a_paroquia_de_sao_paulo.jpg
Crianças celebram a chegada da imagem
do Menino Jesus de Praga à Paróquia de
São Paulo, em Pansara (Paquistão).
Foto: Ajuda à Igreja que Sofre.

A Paróquia serve a 30 assentamentos cristãos com um só sacerdote, que tem se esforçado para chegar a lugares totalmente desatendidos. “Em muitos povoados as pessoas são católicas, mas nunca viram um sacerdote”, relatou o Padre Parvez. “Os catequistas são uma grande ajuda para mim. Vão aos povoados, convidam as pessoas para rezar e assistir a Santa Missa, visitam aos enfermos e preparam os fiéis para receberem os sacramentos. Mas necessitamos com urgência de um segundo sacerdote”.

Além da grave necessidade espiritual, os católicos do lugar padecem uma situação material muito preocupante. Segundo relatou o sacerdote, o povo trabalha na fabricação de tijolos com uma remuneração insuficiente e sem segurança social, agravada por um sistema de créditos extremamente onerosos oferecidos pelos empregadores que originam uma situação de escravidão e dependência nas famílias. A maior preocupação do Padre Parvez são as crianças, que já são obrigadas a trabalhar, sendo expostas a riscos de violência, pobreza extrema e terrorismo.

A Paróquia oferece, por este motivo, numerosas atividades para as crianças, que intercalam educação e jogos com oração e reflexão. O projeto contempla a construção de uma escola, um posto de saúde e 80 unidades de moradia. Tudo isto em torno do lugar de culto: uma capela que será dedicada ao Menino Jesus de Praga, que já conta com uma réplica da milagrosa imagem, enviada diretamente do seu Santuário na República Checa e que foi recebida pela comunidade no mês de fevereiro.

Para apoiar esta iniciativa, a “Ajuda à Igreja que Sofre” habilitou um canal para receber donativos de todo o mundo através de sua página web. A organização já havia apoiado a construção de uma pequena hospedagem para o Padre Parvez e se comprometeu a cooperar na construção da capela. A meta dos donativos que se espera arrecadar é de $7,300 dólares.

O Padre Emmanuel Parvez é parente do Ministro paquistanês Shahbaz Bhatti, que é considerado mártir no Paquistão por ter sido assassinado em 2011 após defender Asia Bibi, uma fiel católica condenada à morte por uma falsa acusação de blasfêmia e que espera sua liberação ou a execução de sua condenação. O sacerdote decidiu permanecer no país para continuar servindo aos fiéis paquistaneses, apesar de que muitos membros de sua família terem fugido devido as ameaças. (GPE/EPC)

Com informações da Ajuda à Igreja que Sofre.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas