Freiras Franciscanas levam esperança a lugares afastados da Indonésia
Jacarta, Indonésia (Terça-feira, 25-06-2013, Gaudium Press) – Evangelização em áreas remotas da Indonésia, assistência material e espiritual às populações dispersas nas florestas ou nas ilhas mais distantes são os desafios para a Igreja Católica Indonesiana enfrentar periodicamente. Um dos casos ocorre em uma comunidade Católica, sub-distrito de Sagar, pertencente à diocese de Agats-Asmat, na província eclesiástica de Merauke, na ilha de Papua, no extremo leste do arquipélago. Saindo da capital, Jacarta, a viagem leva mais de 12 horas de avião e barco para chegar à área, que não tem energia elétrica e água potável e, isso, faz com que os fiéis tenham apenas uma missa por mês, quando um padre visitante consegue chegar ao local.
No entanto, a fé desta comunidade permanece firme e isso graças a um projecto lançado em colaboração com as Irmãs Franciscanas de Sambas: a partir de dezembro 2013 duas irmãs serão estabelecidas na área para melhorar os níveis de educação e saúde.
Nos últimos dias, uma delegação católica liderada pelo Bispo de Agats-Asmat, Dom Aloysius Murwito, fez uma visita à comunidade de Sagare, passando por uma longa e aventurosa viagem por terra e mar. O prelado foi acompanhado pela irmã Sylvie KFS, Superiora Provincial das mulheres religiosas franciscanas e a Irmã Korina Ngoi, das Ursulinas de Agat.
O objetivo da expedição foi a preparação para a missão permanente das duas Freiras Franciscanas na área. Elas terão a tarefa de melhorar os padrões de educação infantil e de saúde, que ainda são subdesenvolvidos.
A última celebração da Eucaristia, remonta a Páscoa: por essa razão um dos primeiros gestos feitos pelo Dom Murwito durante a visita foi para presidir a Missa (foto): foi “alegre e espontâneo” uma felicidade de toda a comunidade cristã.
Como a Irmã Sylvia disse, a missão é “absolutamente certa e de extrema necessidade para a comunidade local”. O envio das duas Freiras Franciscanas em missão será “a partir de dezembro próximo”. (RMDC)
Com informações AsiaNews
Deixe seu comentário