Gaudium news > Comunhão entre Centros de Ensino Católicos e Bispos deve ser preservada, afirma Prelado Filipino

Comunhão entre Centros de Ensino Católicos e Bispos deve ser preservada, afirma Prelado Filipino

Dagupan – Filipinas (Terça-feira, 25-06-2013, Gaudium Press) O Secretário da Comissão Episcopal sobre Catequese e Educação das Filipinas, Dom Sócrates Villegas, recomendou promover nas dioceses uma relação estreita entre as instituições educativas católicas e os prelados das dioceses. “Do ponto de vista da teologia, o primeiro mestre na diocese é o Bispo”, explicou o prelado à CBCP News. “Por isto, todos os ministérios de ensino são participação do ofício de ensinar do Bispo.”

dom_socrates_illegas.jpg
Dom Sócrates Villegas, durante uma visita da
imagem peregrina de Nossa Senhora
de Fátima, em 2012.

Dom Villegas, que é Arcebispo de Lingayen-Dagupan (Filipinas), afirmou que os educadores católicos podem afirmar a unidade das dioceses se tiverem em conta a autoridade e ensinamentos dos prelados. “Deveria haver uma maior colaboração e relação de comunhão entre o Bispo da Diocese e as escolas e universidades católicas porque isto as deixaria informadas da vida diocesana”, comentou.

Da mesma maneira, uma relação mais estreita permitiria atender mais eficazmente aquelas instituições educativas “que defendem coisas que não são consistentes com a doutrina Católica”. A falta de coerência nesta matéria foi qualificada como “perigosa” para a Fé por parte do Arcebispo. “Se as escolas e universidades católicas ensinam algo que é contrário ao que o Bispo ensina, então dizem na prática que são autônomas.”

Dom Villegas assinalou que a Igreja não pode ser um corpo com duas cabeças: “Se você não vê a Cristo como cabeça no ensino e diz ter sua própria cabeça e que pode ensinar o que quiser ensinar, então se torna perigoso para a Fé”, alertou o Arcebispo. (GPE/EPC)

Com informações da CBCP News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas