Igreja Católica na Índia auxilia vitimas do “Tsunami do Himalaia”
Nova Déli, Índia (Segunda-feira, 24-06-2013, Gaudium Press) – A Caritas Índia informou em comunicado que “junta-se aos esforços do governo e outras organizações voluntárias em trazer a solidariedade e ajuda humanitária às vítimas dos desastres que atingiram os habitantes dos estados de Uttaranchal e Himachal Pradesh”: na sequência das inundações que devastaram os dois estados no norte da Índia, causando mais de 500 mortes e afetando a vida de mais de 80 mil pessoas. Muitas pessoas ainda estão presas na lama, à espera de ser resgatados.
Monções na Índia |
Fr. Frederick D’Souza, diretor executivo da Caritas indiana, expressando solidariedade completa às vítimas do desastre, salienta que um dos princípios da organização, expressão da Igreja Católica indiana, é trabalhar em parceria com instituições, atendendo às reais necessidades das populações afetadas pelos desastres. A Caritas garante, ainda, o apoio de toda a rede dos institutos nacionais e internacionais da organização católica.
Em caráter de urgência, a Caritas Índia enviou um contingente pessoal para a área e está tentando apoiar as famílias afetadas com roupas, alimentos e equipamentos médicos.
A chegada precoce da monção de verão na Índia tem tido consequências trágicas em muitos estados, sob as encostas do Himalaia. As fortes chuvas trazidas pela monção resultou em inundações devastadoras na região do Himalaia de Uttaranchal que, de acordo com o Departamento Meteorológico Indiano, recebeu mais de três vezes a sua quantidade normal de chuvas esperadas para o mês de junho. Na encosta sul do Himalaia uma verdadeira avalanche de água foi descarregada, chamado de “o tsunami do Himalaia”, que desviou para o vale e tragou aldeias inteiras e cidades. Além das inundações, chuvas torrenciais também causaram deslizamentos maciços. (RMDC)
Deixe seu comentário