A Confissão é o sinal de Êxito da Nova Evangelização, afirma Arcebispo filipino
Manila – Filipinas (Segunda-feira, 24-06-2013, Gaudium Press) O Arcebispo de Lingayen-Dagupan (Filipinas), Dom Sócrates Villegas, presidiu a missa que celebrou o oitavo aniversário da morte do Cardeal Jaime Sin, Arcebispo de Manila. O prelado destacou o grande valor que o purpurado dava ao sacramento da Confissão e afirmou que o sacramento tem plena atualidade, já que sem este “não haveria Nova Evangelização”.
Dom Sócrates Villegas, Arcebispo de Lingayen-Dagupan, Filipinas. |
Dom Villegas, que é também Secretário do Serviço para a Promoção da Nova Evangelização nas Filipinas, explicou que o Sacramento da Penitência é necessário para o verdadeiro encontro com Deus. “O primeiro passo para chegar a conhecer a Deus é reconhecer que Ele é Deus, que somos pecadores e que necessitamos Sua misericórdia”.
“A marca de uma vida espiritual na Nova Evangelização é a maneira como um crente se aproxima da Confissão”, pregou o Arcebispo. Por este motivo, Dom Villegas pediu aos fiéis não conformar-se somente com o cumprimento do mandato da Igreja de confessar-se anualmente, que seria comparável a uma pessoa que troca sua roupa somente uma vez ao ano. “Sim, esse é o mínimo, mas se temos uma aproximação mínima à vida não vamos crescer”, explicou.
Sobre o testemunho da vida do Cardeal Jaime Sin, o Arcebispo recordou que até o final de sua vida o purpurado acudia frequentemente a este sacramento. “Ele se confessava a cada duas semanas, algumas vezes semanalmente”, ressaltou. “Acudia à Confissão e suplicava a misericórdia de Deus”.
Dom Villegas é reconhecido nas Filipinas como uma das pessoas mais próximas ao falecido Cardeal Sin. O purpurado filipino foi um dos principais líderes espirituais da Ásia e teve uma grande influência no destino de sua nação durante seus mais de 50 anos de serviço à Igreja. O Cardeal Jaime Sin faleceu em 21 de junho de 2005 aos 76 anos, dois anos depois de ser aceita sua renúncia por idade ao governo pastoral da Arquidiocese de Manila. (GPE/EPC)
Com informações da CBCP News.
Deixe seu comentário