Inundações na França afetam novamente o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes
Lourdes – França (Sexta-feira, 21-06-2013, Gaudium Press) O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, França, um dos principais centros de peregrinação do mundo, foi fechado na última terça-feira, 18, devido as inundações.Entretanto, nesta sexta-feira, 21, o Santuário foi aberto para as celebrações e procissões, mas a Gruta das Aparições só terá seu acesso restabelecido a partir do sábado, 22. “Não foi só um aluvião, mas uma verdadeira catástrofe”, comentou o Padre Nicola Ventriglia, Capelão para os peregrinos italianos, à Rádio Vaticano.
A Gruta das Aparições e uma das pontes de acesso ao Santuário, cobertos pelas águas. Fotos: Santuário de Lourdes e Mosmar |
As fortes chuvas que foram registradas na região causaram uma situação pior que a registrada em outubro de 2012, segundo explicou o Padre Ventriglia. Na ocasião “tivemos que fechar somente a Gruta; desta vez não se pode chegar ao Santuário, pois a água inundou a Gruta não somente até o altar, mas inclusive a sacristia, chegando até os pés da imagem de Nossa Senhora”, descreveu o presbítero.
Segundo a assessoria do Santuário, “graças aos esforços dos voluntários”, será celebrada nesta sexta-feira, 21, uma Santa Missa na Basílica do Rosário às 17h e às 21h será iniciada a tradicional Procissão Mariana de tochas, atos que marcam a reabertura do Santuário. De acordo com o Padre Horacio Brito, Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, a Gruta de Massabielle será aberta aos fiéis no sábado 22, por volta das 15h30, momento no qual se rezará o Santo Rosário.
As inundações na região causaram três mortes e a evacuação de cerca de duas mil pessoas. As águas do rio Gave de Pau, contíguo ao Santuário, registraram um aumento em sua altura de 3,50 metros sobre seu nível normal. O governo francês declarou a área como “zona de desastre”. Pelo menos três mil peregrinos tiveram que cancelar sua peregrinação ao Santuário.
As aparições da Santíssima Virgem à Santa Bernadete Soubirous em Lourdes ocorreram no ano de 1858 e o Santuário é visitado anualmente por mais de seis milhões de peregrinos. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário