Gaudium news > Santuário Gaúcho promoverá a 7ª Romaria do Padre Reus

Santuário Gaúcho promoverá a 7ª Romaria do Padre Reus

São Leopoldo (Sexta-Feira, 21/06/2013, Gaudium Press) Cerca de 20 mil fiéis são esperados no dia 14 de julho para a 7ª Romaria do Padre Reus, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, uma das principais celebrações católicas do Vale do Sinos. Promovida pelo Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde fica o túmulo do padre João Batista Reus, a procissão ocorre sempre no segundo domingo de julho, data próxima ao aniversário de nascimento (10 de julho) do religioso, falecido no município no dia 21 de julho de 1947.

cartaz romaria padre Reus.jpg

A romaria tem como objetivo tornar visível a devoção ao padre Reus – mais de um milhão de romeiros-devotos por ano, lembrar a data do seu nascimento e de sua morte, em vista da sua beatificação-santificação. A temática escolhida remete à Campanha da Fraternidade – Fraternidade e Juventude e ao Ano da Fé. Foram confeccionadas camisetas que estão à venda na secretaria do Santuário e também estarão disponíveis no dia do evento.

Segundo os organizadores do evento, um dos diferenciais de 2013 diz respeito ao itinerário, que substitui a Rua Independência pela Rua Primeiro de Março, a fim de facilitar a circulação dos romeiros em cadeira de rodas, além de carros de bebês. A concentração terá ínicio a partir das 9h, no Largo da Igreja Matriz Nossa Senhora Conceição – Praça Tiradentes, no Centro. Nesta paróquia, padre Reus foi pároco em 1913.

De lá os devotos partirão rumo ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, às 9h30min. O grupo percorrerá as ruas Brasil, Primeiro de Março e avenidas Frederico Wolfenbüttel e Theodomiro Porto da Fonseca e rua Padre Werner. Serão três quilômetros de caminhada. A celebração da santa missa festiva está prevista para as 10h30min e será celebrada pelo bispo diocesano dom Zeno Hastenteufel, no interior do santuário.

Durante o percurso, os devotos do servo de Deus – como a maioria se refere ao jesuíta – vindos de várias partes da região do Vale do Rio dos Sinos, acompanharão a romaria com bandeiras coloridas, terços e imagens do padre Reus. Há décadas padre Reus é reverenciado como santo por milhares de populares que freqüentam ou fazem peregrinações ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde estão depositados seus restos mortais.

Padre Reus

O religioso João Baptista Reus nasceu no dia 10 de julho, na cidade de Pottenstein (Alemanha), em 1868. No ano de 1913 foi nomeado pároco da cidade de São Leopoldo, centro de colonização alemã, lugar onde ficaria o resto de sua existência. Ali foi diretor e conselheiro espiritual no Seminário Maior de São Leopoldo e do Colégio Cristo Rei.

Continuando seu trabalho de ajuda aos pobres e necessitados que havia iniciado na Alemanha, fundou a Liga Operaria Católica com o objetivo de continuar ajudando os pobres, coisa que procurou fazer enquanto foi vivo. Morreu em 21 de julho de 1947, aos 79 anos, e deixou um legado de fé, construído a partir do trabalho em diversas pastorais no Sul do Brasil e aos milagres que lhe atribuem.

Beatificação

Segundo o reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, padre Guido Lawisch, as pesquisas históricas realizadas estão sendo analisadas e avaliadas, assim como todo o processo segue os trâmites legais na Secretaria da Causa dos Santos, no Vaticano. No momento, não existe novidade.

O processo de beatificação do padre Johann Baptist Reus foi iniciado em 1953, mas parou em 1974. Retomado na década de 1990 e intensificado nos anos 2000, apresentou novos passos em 2012. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas