Jornadas de Patrimônio Cultural se desenvolvem na Espanha
Santiago de Compostela – Espanha (Quinta-feira, 20-06-2013, Gaudium Press) Há vários séculos milhões de peregrinos tem percorrido o Caminho de Santiago de Compostela, uma travessia que, com o passar dos anos, também tem deixado seu testemunho de como a Fé é a origem e fundamento da arte cristã.
Catedral de Santiago de Compostela. |
Com o objetivo de descobrir esses testemunhos de Fé presentes na arte, a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), desde a Comissão Episcopal para o Patrimônio Cultural, realiza esta semana as XXXIII Jornadas de Patrimônio Cultural da Igreja.
Sob o tema “As pegadas da Fé no Caminho de Santiago”, as jornadas transcorrem na cidade de Santiago de Compostela através de várias palestras, visitas e encontros culturais.
A conferência inaugural, celebrada ontem, teve como tema “A fé na arte: O Românico na Galícia”, que ofereceu Dom Ramón Yzquierdo Perrín, Catedrático da Universidade de La Coruña. Neste mesmo dia se abordarão os temas “A fé e a arte Barroca na Galícia” e “Visão Beatífica. Fé e peregrinação, peregrinação e arte”, ministrada por Dom Timothy Verdon, Cônego da Catedral de Florença, diretor do museu da Obra de Santa Maria e diretor de Arte Sagrada da Arquidiocese de Florença.
Temas como “A Arte Cristã nos caminhos de Santiago: a Via de la Plata e o Caminho do Norte”; “A Igreja, cátedra do Bispo e a Igreja Mãe da diocese que peregrina na Fé”; “A porta: símbolo da Fé nas Igrejas românicas do Caminho de Santiago”; “Pegadas na pedra. Os destinos da Catedral de Santiago” e “Liturgia e Arte na Catedral de Santiago”, serão tratados em outras palestras.
Entre as visitas, os participantes do encontro poderão se aproximar das “pegadas da Fé” que se encontram na Catedral Metropolitana de Santiago e nas Igreja de Santiago de Compostela.
Caminho de Santiago de Compostela. |
Como atividades culturais, também estarão presentes no concerto intitulado “A música na Catedral de Santiago no século XII”, que oferecerá o grupo Resonet Música Antiga na Catedral no próximo dia 20. (GPE/EPC)
Com informações da CEE.
Deixe seu comentário